IBC-Br registra queda de 0,41% em janeiro

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,41% em janeiro. O índice é considerado como uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB).

O IBC-Br foi divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central. O resultado mostra como o nível de atividade da economia brasileira começou o ano de 2019 se contraindo na comparação com dezembro de 2018. O resultado foi calculado após ajuste sazonal.

Saiba mais: Banco Central: IBC-Br cresce 1,15% em 2018 

O índice passou de 138,76 pontos para 138,19 pontos na série dessazonalizada no período. Este é o menor patamar registrado desde outubro de 2018, quando tinha sido de 138,10 pontos.

Essa contração no índice de atividade econômica em janeiro foi registrada após dois meses de alta. Em novembro e dezembro de 2018, na mesma comparação contra o mês anterior, o IBC-Br registrou uma alta de 0,27% e 0,21%, respectivamente

Entretanto, na comparação com janeiro de 2018 o índice mostrou uma alta de 0,79%, nesse caso sem ajuste sazonal. Além disso, no acumulado de doze meses até janeiro foi registrada uma expansão de 1% no indicador.

“Prévia do PIB”

O IBC-Br é considerado como um resultado prévio do Produto Interno Bruto. No ano passado, o PIB brasileiro registrou uma expansão de 1,1%. Um desempenho decepcionante diante das expectativas do começo do ano, que repetiu o avanço registrado em 2017.

Para este ano, o mercado financeiro estima uma expansão do PIB de cerca de 2,01%, segundo pesquisa feita pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada.

Saiba mais: BC: IBC-Br mostra crescimento de 0,29% em novembro 

O que é o IBC-Br

O IBC-Br, do Banco Central, é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cálculo do IBC-Br, porém, é um pouco diferente do usado no PIB. O indicador do Banco Central incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os resultados do indicador nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE. 

Saiba mais: Boletim Focus prevê desaceleração do PIB em 2019 

O último Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Banco Central mostra que mercado prevê uma expansão de 2,01% do PIB em 2019. Uma redução relevante em relação a alta prevista na última edição do Boletim, de 2,28%. Entretanto, o próprio BC prevê um crescimento de 2,4% esse ano.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião