IBC-Br: Prévia do PIB registra uma queda de -0,47% em abril

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), visto pelo mercado com uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma queda de 0.47% no mês de abril, quando comparado a março último.

Dessa forma, segundo os dados divulgados pelo Banco Central, o IBC-Br registrou a quarta queda consecutiva na comparação mensal. Além disso, quando comparado aos resultados anteriores, o índice mostrou que a retração é crescente, porque em março a queda foi de 0,3%

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Na comparação anual, o índice recuou 0,62%. Já na comparação baseada no acumulado de 12 meses, foi apontada uma alta de 0,72%.

PIB é retraído no primeiro trimestre

Em 30 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou o dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com o IBGE, a economia nacional teve uma retração de 0,2% no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao quarto trimestre de 2018. Em valores, o total foi de R$ 1,714 trilhão.

Saiba mais: PIB do Brasil tem queda de 0,2% no primeiro trimestre, diz IBGE

A retração do PIB é a primeira desde o último trimestre de 2016, quando registrou uma queda de 2,3%.

Previsão do PIB reduzida pela 15ª vez

Os economistas entrevistados pelo Banco Central (BC) no Boletim Focus reduziram pela 15ª vez a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019. Assim, no boletim divulgado na última segunda-feira (10), a expansão da economia brasileira para este ano está prevista em 1%.

De acordo com os analistas do mercado financeiro na segunda-feira (03), o PIB brasileiro cresceria 1,13% em 2019. Dessa forma, essa é a 15ª semana seguida de redução do PIB no Boletim Focus. Isso porque no começo do ano era previsto um crescimento 2,6% para este ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br) é um indicador criado com o objetivo de antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), com base em uma cálculo prévio de evolução da atividade econômica nacional. O IBC-Br também auxilia o Banco Central a definir a meta da taxa básica de juros da economia (Taxa Selic).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião