Banco Central: IBC-BR mostra crescimento de 0,02% em outubro

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou avanço de 0,02% em outubro, em comparação a setembro. O dado foi informado nesta segunda-feira (17) pelo BC.

O IBC-Br é o índice do Banco Central que mede a atividade econômica do Brasil.

Em setembro, o índice teve uma retração de retração de 0,09%. O resultado foi melhor do que as expectativas dos analistas.

Os dados são dessazonalizados, o que significa que os efeitos típicos de cada mês são retirados do número para possibilitar a comparação.

Em dezembro foram também divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os desempenhos da indústria, comércio e serviços relativos a outubro.

Segundo o IBGE, o setor de serviços cresceu 0,1% no mês de outubro, na comparação com setembro.

Os analistas previam um crescimento de 0,4%. A influência negativa que segurou esse crescimento veio principalmente dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e dos serviços prestados às famílias (-1%).

No varejo, por sua vez, o recuo de outubro se deu devido à expectativa dos consumidores em obter melhores preços no mês seguinte, com a Black Friday. Por isso, eles teriam postergado suas compras.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, em outubro o volume de vendas do comércio caiu 0,4%. Os analistas previam uma estabilidade do setor no mês.

Ao contrário, o setor industrial, que registrou três quedas consecutivas até setembro, mostrou uma alta de 0,2% em outubro No acumulado do ano, o setor tem um resultado positivo de 1,8%.

O desempenho foi puxado pela indústria extrativa (3,1%), máquinas e equipamentos (8,8%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,0%) e bebidas (8,6%). Todos esses segmentos apresentaram retração em setembro.

O que é o IBC-Br

O IBC-Br, do Banco Central, é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cálculo do IBC-Br, porém, é um pouco diferente do usado no PIB. O indicador do Banco Central incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os resultados do IBC-Br nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião