Tráfego aéreo de passageiros aumentou 30% entre abril e maio

De acordo com informações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o tráfego aéreo global de passageiros aumentou 30% entre abril e maio. Vale destacar que o setor está sendo bastante afetado pelas restrições impostas pelos países, devido a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Segundo a IATA, o preço médio (PM) das passagens aéreas em voos domésticos teve queda de 23% entre os dois meses em questão. A diminuição do PM dos tickets foi realizada para poder aumentar a demanda entre os consumidores em meio ao atual momento em que as pessoas estão evitando viagens, reduzido o tráfego aéreo como um todo.

“As companhias aéreas precisam de dinheiro por causa da crise e estão tentando incentivar os consumidores com tarifas mais baixas”, disse o economista-chefe da Iata, Brian Pearce. Pegando como exemplo a China, o preço médios das passagens aéreas no país asiático teve queda de 40%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pearce afirmou que o ponto mais baixo para o setor de aviação nesses meses foi abril. “Em maio, o setor começa a se recuperar, principalmente na região Ásia Pacífico, ajudado por uma mistura de tarifas mais baixas e relaxamento das normas de isolamento social em alguns mercados”, complementou o executivo.

O presidente da IATA, Alexander de Juniac, pediu para que os governos da América Latina dessem mais apoio para as companhias aéreas. “No Brasil, o governo adotou iniciativas para dar suporte às companhias aéreas. Mas este não é o caso do restante da América Latina. Todas as empresas da região estão em apuros e duas grandes companhias já estão em recuperação judicial [Latam Airlines e Avianca Holdings]”, destacou Juniac.

Ibovespa opera em alta em meio ao maior tráfego aéreo

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (3) em meio ao otimismo em relação a reabertura econômica de diversos países e a flexibilização da quarentena em algumas regiões do Brasil. Entre as cinco empresas que compõem as maiores altas do índice acionário, por volta das 12h10, estavam: Gol, CVC e Azul. Todas as três pertencem ao setor aéreo. Além de refletir o bom humor externo, as informações da Iata sobre o tráfego aéreo global podem dar um ânimo a mais aos investidores do setor.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião