Huawei: UE ignora sugestão dos EUA de banir empresa de redes 5G

A União Europeia (UE) ignorou a sugestão dos Estados Unidos de banir a chinesa Huawei do fornecimento de tecnologia para a rede 5G.

Nesta quarta-feira (26), a Comissão Europeia anunciou uma série de orientações de segurança cibernética para redes móveis. Os Estados Unidos têm feito lobby contra a Huawei. Segundo os EUA, os equipamentos da marca são utilizados como espionagem pelo governo chinês.

Saiba mais – Nokia: implantação de 5G não sofreria atraso com proibição de fabricantes chineses

Outros governos, como a Austrália, proibiram a companhia de instalar e operar redes 5G. Por outro lado, países como Alemanha e França desconsideraram o alerta dos norte-americanos.

A Comissão Europeia disse ainda que as informações trocadas entre os países da União Europeia devem partir de um esforço coordenado a fim de desenvolver uma “caixa de ferramentas de medidas de mitigação” com o propósito de diminuir riscos de segurança cibernética.

EUA vs. Huawei

As tensões entre EUA e Huawei estão em níveis muito altos desde 2016, e foram agravadas pela guerra comercial entre americanos e chineses.

Em agosto de 2018, o presidente Donald Trump assinou uma lei que proíbe agências do governo de usar produtos e serviços da Huawei e de sua concorrente chinesa ZTE. Trump alegou preocupações com a segurança nacional.

Saiba mais: Huawei apresenta chip 5g sob fortes acusações dos Estados Unidos

Em junho, legisladores dos EUA fizeram apelo ao Google para que empresa deixasse de fazer negócios com a Huawei. Também nesse caso alegaram preocupações com a segurança nacional.

Em novembro, o governo dos EUA pediu para os aliados europeus para não usarem equipamentos Huawei, alegando risco de espionagem por parte da China.

China contra-ataca

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying, classificou como “histeria” as propostas de legislação dos Estados Unidos sobre a Huawei e outras fabricantes chinesas de equipamentos para telecomunicação.

Saiba mais: China: Proposta de legislação dos EUA para Huawei é “histeria” 

Além disso, a China pediu para que os congressistas norte-americanos não levem essas medidas adiante.

Em meados de janeiro, um grupo bipartidário de parlamentares dos EUA realizaram uma série de propostas de lei que impedem a venda de chips norte-americanos e outros componentes para Huawei, ZTE e outras empresas chinesas. Ambas as empresas estão sob suspeita dos Estados Unidos, após temores de espionagem por meio dos produtos tecnológicos.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião