Huawei é “instrumento chinês”, diz Pompeo em resposta a processo

Nesta quarta-feira (29), após o processo da Huawei contra o governo americano, o secretário de Estado dos Estados Unidos se manifestou. O secretário manteve a pressão e afirmou que a empresa recebe ordens da China.

Em entrevista à “Fox Business Network”, o secretário, Mike Pompeo, disse que “a Huawei é um instrumento do governo chinês”. Além disso, acrescentou que “eles estão profundamente conectados. É algo que é difícil os norte-americanos entenderem.”

Nesta quarta, o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, afirmou a ação dos EUA é uma ato institucional. “Se espera que os tribunais americanos declarem que a proibição da Huawei é inconstitucional.

A medida foi feita após o presidente Donald Trump classificar a empresa em sua “lista negra” e proibi-la de comprar tecnologia americana sem a permissão do governo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segurança nacional

Na última quinta-feira (23), o secretário disse que havia se reunido com líderes britânicos para discutir a garantia da inteligência dos EUA contra a Huawei. De acordo com Pompeo, as viagens foram feitas pois ele estava “explicando os riscos” sobre segurança nacional aos líderes.

Ainda na entrevista à “Fox”, Mike reitera que a Huawei oferece perigos à segurança.

“Nossas empresas cooperam com o governo dos Estados Unidos. Ou seja, elas cumprem nossas leis. Mas nenhum presidente direciona uma empresa privada norte-americana. Isso é muito diferente na China. Eles simplesmente operam com conjunto de regras diferente”, disse o secretário.

Saiba Mais: Mike Pompeo acusa Huawei de mentir sobre colaboração com China

Já para Song, “o governo dos EUA não ofereceu hoje nenhuma evidência de que a Huawei é uma ameaça à segurança. É pura especulação”.

O processo

A empresa líder em 5G apresentou um pedido à Justiça americana para que declare que a proibição da compra de produtos norte-americanos é inconstitucional.

Essa é a segunda vez que a Huawei processo o governo americano. Em março deste ano, no Texas, a empresa alegou que o Congresso não tinha provas que comprovassem as restrições.

Saiba Mais: Huawei processa governo dos EUA pela proibição de seus produtos

“O projeto de lei determina diretamente que a empresa é culpada e impõe um amplo volume de restrições com o objetivo evidente de expulsa-la do mercado americano”, disse o diretor.

Huawei na “lista negra”

O presidente americano declarou no dia 15 deste mês a proibição da compra de tecnologia americana sem a permissão do governo. Além disso, Trump classificou a empresa em “sua lista negra”. Conforme o presidente, essa medida foi imposta pois a Huawei está envolvida em atividades contrárias à segurança nacional.

A empresa se declarou vítima e afirmou estar trabalhando juntamente com o Google para combater as restrições comerciais.

“A empresa está se tornando vítima de intimidação pela administração dos EUA. Isso não é apenas uma ataque contra a Huawei. É um ataque à ordem liberal, baseada em regras”, disse o reapresentante da empresa chinesa, Abraham Liu.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião