Mike Pompeo acusa Huawei de mentir sobre colaboração com China

O Secretário do Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira (23) que a Huawei mente quando diz que não colabora com a China.

Após Trump classificar a Huawei em sua “lista negra” o Departamento de Comércio dos Estados Unidos garantiu licença temporária para que a empresa possa fazer a atualização de sistemas e aparelhos.

A medida imposta pelo governo americano é por conta de suspeita do envolvimento da companhia com atividade contrárias à segurança nacional, beneficiando a China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Huawei

“Isso, simplesmente, não é verdade. Dizerem que não colaboram com o governo chinês é uma declaração falsa”, disse o secretário, em entrevista a “CNBC”.

Pompeo completou dizendo que “se você é um negócio que recebe subsídios diretamente do governo chinês, não há dúvida de que você pode tomar vantagem disso.”

Saiba Mais: Huawei está trabalhando com Google para combater restrições comerciais dos EUA

A empresa chinesa, líder em tecnologia 5G, vem tentando conquistar contratos em todo o mundo, incluindo a Grã-Bretanha e a Alemanha, para conseguir construir a rede que tornará a internet mais rápida.

Pompeo criticou as empresas de tecnologia chinesas no passado e se reuniu no inicio do mês com os líderes britânicos para discutir a garantia da inteligência dos EUA contra a Huawei.

De acordo com o secretário essas viagens estão sendo feita pois ele está “explicando os riscos” sobre segurança nacional aos líderes.

Guerra comercial

Além da Huawei, a administração de Trump está reprimindo o que considera práticas comerciais desleais da China.

Saiba Mais: Guerra comercial afeta 75% das empresas americanas na China

Até o momento, não há reuniões agendadas entre o secretário do Tesouro americano com as autoridades chinesas. Ou seja, não indícios de novas negociações. No entanto, Pompeo afirma que espera mudanças em breve.

“É importante que a conversa continue. Eu os vi fazendo progressos reais, e espero que eles possam continuar a fazê-lo”, disse o diplomata.

Lista negra

Na última quarta-feira (15),o Donald Trump anunciou que a empresa chinesa entrou para “lista negra”. Além disso, proibiu a empresa de comprar produtos americanos.

No entanto na última segunda-feira (20) o Departamento de Comércio dos Estados Unidos garantiu uma licença temporária, com validade até agosto deste ano, para a que a empresa possa fazer a atualização de sistemas e aparelhos.

Saiba Mais: Fundador da Huawei diz que políticos americanos subestimam chinesa

Contudo, o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, respondeu, “os políticos americanos, com sua atual forma de agir, demonstram que subestimam nossa força.”

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião