Bolsonaro diz que Huawei quer instalar 5G no Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, na última segunda-feira (18), após a reunião com o presidente-executivo da Huawei no Brasil, que a empresa asiática quer instalar 5G no País.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e foi proposto pelo executivo da Huawei. De acordo com o presidente, o assunto foi apenas sobre o desejo da empresa asiática de instalar o 5G, não foi debatido o leilão de tecnologia que acontecerá no segundo semestre de 2020.

“Não foi feita a proposta, ele apenas mostrou que quer 5G e como a empresa está no Brasil. A palavra leilão eu não ouvi na reunião. Se ele falou, eu estava desatento”, salientou Bolsonaro.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

O presidente informou ainda que há outra empresa que também quer instalar a tecnologia no Brasil.

“Fiquei sabendo que tem uma empresa sul-coreana que também está em condições para operar 5G. A melhor oferta a gente vai… a gente vai olhar para o lado do que, da oferta, né? E conectividade, ai sim”, disse o presidente.

A tecnologia 5G tem estado no centro da disputa comercial entre China e Estados Unidos, por isso, os norte-americanos tem pressionado o Brasil para excluir a asiática do leilão.

Leilão do 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu realocar as frequências 2,3 GHz e 3,5 GHz ao 5G. A Anatel ainda está definindo as regras para o leilão que está previsto para o segundo semestre de 2020. As operadoras Oi, Vivo e Tim demonstraram interesse em participar do leilão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

As operadoras manifestaram, no início do mês de novembro, seus desejos de que o leilão da internet 5G seja adiado.

O leilão estava originalmente previsto para março de 2020, contudo, a data exata não havia sido definida pela Anatel, as companhias já esperam um atraso. Para a Oi, uma possível postergação ajudaria as companhias a se recuperarem após os investimentos feitos nas redes 4G.

Confira Também: Huawei: EUA pressiona o Brasil contra a entrada da tecnologia 5G

Vivo e TIM declararam que preferem que o leilão demore um pouco para que isso resulte em regras melhores ao setor. A Huawei, a Nokia e empresa sul-coreana, mencionada por Bolsonaro, também demonstraram interesse.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião