Balanços da semana

HSBC pode demitir até 10 mil funcionários em plano de reestruturação

Em um plano de reestruturação que busca controlar os custos da instituição, o HSBC pode fazer um corte de até 10 mil funcionários. De acordo com pessoas próximas a empresa, a redução feita será significativa, já que o banco conta com 238 mil funcionários.

“Sabemos há anos que precisávamos fazer algo sobre nossa base de custos, cujo maior componente são as pessoas – agora estamos finalmente agarrando o problema”, afirmou uma das fontes familiarizadas com a situação do HSBC.

O banco afirmou que o atual momento global está “cada vez mais complexo e desafiador”. Isso porque os conflitos comerciais, os cortes nas taxas de juros e as incertezas que rondam o Brexit influenciam em toda economia do mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O corte de empregos do HSBC passou por um esquema denominado “Project Oak”, que incentivava executivos a diminuírem suas equipes dentro da empresa. Com troca, o banco oferecia acesso a recursos para a cobertura de pagamentos de indenizações.

Os cortes de gastos do HSBC devem começar por cima, ou seja, atingindo pessoas com grandes cargos na empresa, que consequentemente são bem remuneradas.

Deutsche Bank também anunciou reestruturação em julho

Conforme divulgado pelo Deutsche Bank em julho, o banco alemão deve passar por um processo de reestruturação ao longo dos próximos meses. Cerca de 18 mil postos de trabalho deverão ser cortados até 2022. O processo custará cerca de €5 bilhões (aproximadamente R$ 21 bi).

Veja também: Nubank terá a concorrência do banco digital N26 no Brasil

Nos últimos meses, o Deutsche Bank foi investigado por lavagem de dinheiro. Além disso, as ações do banco registraram queda e a instituição perdeu espaço no mercado para grupos concorrentes, como o Goldman Sachs Group, sediado em Nova York.

A instituição financeira alemã confirmou, no dia 5 de julho, que o diretor de investimento do banco, Garth Ritchie, deixaria o cargo.

Após 23 anos atuando no Deutsche Bank, Ritchie deixou para trás o conselho administrativo da instituição. Assim, o cargo ocupado por ele foi assumido pelo CEO, Christian Sewing.

Breve história do HSBC

O HSBC é um banco multinacional sediado em Londres, na Inglaterra. Foi fundado em 1865 e é um dos principais bancos internacionais do mundo, segundo o próprio site da instituição financeira. O HSBC se diz pioneiro em práticas bancárias modernas em vários países. A instituição foi a primeira a imprimir moedas na Tailândia, em 1888.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião