H&M se junta a Vans em boicote a compra de couro brasileiro, diz site

A varejista multinacional sueca de moda H&M decidiu se juntar a Vans, Timberland e outras marcas no boicote a compra de couro brasileiro, segundo o site “Dow Jones”. A ideia é fazer uma forma de protesto aos incêndios na Amazônia, que viraram manchetes nos principais jornais do mundo durante a última semana.

“A criação de gado na Amazônia brasileira é o maior fator causador de desmatamento do mundo, e essa é a razão pela qual precisamos ter requisitos mais duros para pele e couro originados do Brasil”, informou a H&M ao site.

A H&M é apenas mais uma das empresas que decidiram parar, por tempo indeterminado, de importar couro do Brasil. Na última semana, a VF Corporation também tomou medidas para retaliar o País por conta das queimadas.

Suspensão de compra de couro da VF Corporation

A VF Corporation, empresa que detém a Vans, Timberland e a Kipling, assegurou que não irá comprar couro brasileiro até que saiba que o material comprado não causa danos ao Brasil. A companhia confirmou o cancelamento em uma nota enviada a “Folha de S. Paulo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A VF Corporation e suas marcas decidiram não seguir abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil para nossos negócios internacionais até que haja a segurança que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no país”.

A companhia norte-americana, que é dona de mais de 30 marcas, afirmou que faz parte da característica da empresa “empoderar movimentos de estilo de vida ativo e sustentável“.

Veja também: BRF vende participação em empresa asiática por R$ 51 milhões

Entre as marcas da VF Corporation que cessaram as compras de couro de origem brasileira estão: Vans, Kipling, Timberland, Dickies, Walls e JanSport, entre outras conhecidas mundialmente.

Além das marcas de vestuário, que decidiram parar de comprar couro, na última semana a Mowi, maior produtora de salmão do mundo, afirmou que iria suspender a compra de soja do Brasil. Além disso, a Finlândia chegou a pedir para que a União Europeia não importasse carnes do País.

“O couro e a carne brasileira têm muita origem no bioma Amazônia, não dentro da Amazônia, mas dentro do bioma Amazônia. Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará… tem muito gado, muita carne e muito couro nessas regiões”, afirmou José Fernando Bello, presidente do Centro das Industrias de Curtumes do Brasil (CICB), no último sábado (31).

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião