Fertilizantes Heringer entra com pedido de recuperação judicial

A Fertilizantes Heringer entrou na última segunda-feira (04) com um pedido de recuperação judicial.

O pedido ocorreu na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, e foi classificado como “em caráter de urgência”. Nesta terça-feira (05) a Heringer comunicou a decisão.

Saiba mais: Cade suspende processo que investiga OAS, Carioca e Odebrecht

A companhia já vinha passando por dificuldades. De acordo com dados do “Valor Data”, o capital de giro da Heringer estava negativo em R$ 1,3 bilhão no fim do terceiro trimestre do ano passado. Possivelmente, a companhia só poderá quitar as dívidas a curto prazo (que vencem em até um ano) com a venda de ativos.

Ao todo, a Heringer suspendeu as atividades em nove unidades:

  • Rondonópolis (MT)
  • Dourados (MS)
  • Três Corações (MG)
  • Uberaba (MG)
  • Rio Verde (GO)
  • Porto Alegre (RS)
  • Rio Grande (RS)
  • Paranaguá (PR)
  • Rosário do Catete (SE)

Comunicado da Heringer

No comunicado, a empresa afirma que foi necessário readequar as estruturas administrativas e operacionais.

Saiba mais: Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil

“A administração da companhia empreendeu esforços e estudos, em conjunto com seus assessores legais e financeiros, para otimizar a situação de liquidez e o perfil de endividamento da companhia nos últimos meses, tentando, inclusive, buscar potenciais investidores no sentido de equilibras as demandas de capital de giro para manter as atividades operacionais. Não obstante referidos esforços, a situação se deteriorou. Em consequência e aliado à recente conjuntura adversa no setor de atuação da companhia, os desafios decorrentes da situação econômico-financeira da companhia se mantém e vêm se agravando”, informa. “Neste sentido, a companhia julgou que a apresentação de um pedido de recuperação judicial seria a medida adequada”, concluí.

Heringer

A empresa de fertilizantes foi fundada em 1968 e tem a quarta maior parcela de participação de mercado, ficando atrás da norueguesa Yara, da brasileira Fertipar e da americana Mosaic.

Saiba mais: Após incêndios na Califórnia PG&E vai pedir recuperação judicial

Sediada em Viana, Espírito Santo, a Heringer abriu capital na B3 em 2007. Em 2015, a marroquina OCP comprou 10% da participação da companhia. Além disso, a canadense Nutrien adquiriu 9,5% da fatia de capital da empresa.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião