GWI entra com pedido de arbitragem contra a JBS

A gestora de recursos GWI entrou com pedido de arbitragem contra a JBS. A empresa do investidor coreano Mu Hak You alega ter sofrido prejuízos após as delações de Joesley e Wesley Batista de maio de 2017.

Mu Hak You quer ser ressarcido pela forte desvalorização dos fundos geridos pela GWI, que tinham ações na JBS no portfólio. O pedido de arbitragem foi protocolado há quase um mês, mas ainda não teve definido o corpo de árbitros.

Saiba mais:Antes da Gafisa: confira a trajetória de Mu Hak You e da gestora GWI 

A GWI quer ser ressarcida ressarcimento não só pelos prejuízos pela queda das ações da JBS, mas também das perdas provocadas pela desvalorização das ações da carteira de outras empresas. Segundo a gestora, esses papéis também foram impactados pela divulgação dos áudios gravados por Joesley Batista no palácio do Jaburu com o ex-presidente da República, Michel Temer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A gravação se tornou pública no dia 17 de maio de 2017. O dia seguinte, a Bolsa registrou uma queda de quase 9%. Esse foi o maior recuo diário desde o dia 22 de outubro de 2008, quando tinha ocorrido uma baixa de 10,18% por causa dos efeitos da crise financeira internacional.

Saiba mais: CVM abre investigação sobre venda da Gafisa pela GWI 

Segundo os documentos apresentados pela GWI, a JBS seria responsável por um prejuízo sistêmico causado ao mercado financeiro. Esse impacto negativo teria superado o mercado de ações e afetado também os mercados cambial e de opções futuras. Por isso, a gestora de Mu Hak You pede um ressarcimento a empresa dos irmãos Batista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Esse é o primeiro processo dessa natureza no Brasil. A questão do prejuízo sistêmico tem como base ações judiciais ocorridas nos Estados Unidos no início dos anos 2000, após as quebras das empresas Enron e Worldcom.

Investidor polêmico

Mu Hak You é um empresário com uma trajetória polêmica de atuação no mercado brasileiro. Entre as empresas onde atuou, está a construtora Gafisa, uma das mais importantes do País. A empresa está a beira de entrar em recuperação judicial. por causa de uma série de fatores, como a crise do mercado e também a gestão do sul-coreano.

Saiba mais: Gafisa: acionistas querem acionar GWI por danos à companhia 

Outro caso polêmico foi aquele envolvendo a Livraria Saraiva, especialmente em 2016, quando houve a tentativa de obter o controle da empresa tirando os fundadores da gestão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/7249020c-banner-home-15.jpg

O processo de arbitragem da GWI contra a JBS está sendo levado adiante pelo escritório Almeida Advogados. O advogado André de Almeida, responsável pelo processo, é também advogado em ações contra a Petrobrás nos Estados Unidos.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião