Grana na conta

Guide retira ações do IRB (IRBR3) de carteiras recomendadas

A Guide Investimentos retirou as ações do IRB Brasil (IRBR3) das carteiras recomendadas semanais. A recomendação veio após a resseguradora enfrentar contestações e polêmicas sobre a própria gestão.

Na carteira dividendos, os papéis do IRB deram lugar as as ações da SulAmérica (SULA3). Já na chamada “top picks”, os papéis da Sanepar (SAPR3) ocuparam o lugar da resseguradora.

De acordo com a Guide, os papéis do IRB perderam a recomendação dado as dúvidas acerca de credibilidade da empresa que surgiram nos últimos dias.

Saiba mais: Confira todas as matérias sobre o IRB Brasil

“Carregamos IRB desde o IPO da empresa, acompanhamos os questionamentos recentes e mantivemos a confiança inicialmente. Mas, em dois ou três dias, as coisas mudaram e, mesmo as pessoas que comandavam a empresa, não estão mais lá”, disse Luis Salles, analista da Guide.

“O caso da Berkhsire Hathaway tirou a credibilidade da empresa. Então, como recomendar algo baseado em fundamentos, se os fundamentos não são confiáveis?”, concluiu o analista.

Oportunidades únicas surgiram com a queda na bolsa! Aproveite e acesse agora nossos relatórios para assinantes.

IRB enfrenta polêmicas recentes

O IRB enfrenta problemas que fizeram o preço das ações despencarem no mercado nos últimos meses.

A indicação de venda das ações pela Squadra Investimentos, problemas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e renúncia de um executivo importante, além de o desmentido da empresa de Warren Buffett sobre investimentos na empresa, fizeram os papéis do IRB derreterem na B3.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O início dos problemas recentes ocorreram quando a Squadra Investimentos divulgou dois relatórios afirmando que havia montado uma posição vendida ou “short” da resseguradora. Nesse tipo de operação, a gestora espera as ações caírem para lucrar.

Logo após a divulgação do relatório da gestora, a resseguradora protocolou na CVM, que regula o mercado, uma reclamação contra a Squadra.

No ato, a IRB acusou a Squadra de ter manipulado os preços com informações privilegiadas. Para a resseguradora, a Squadra não poderia publicar análises de investimentos, pois seria uma gestora recursos e não uma casa de análise.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium.

Dias depois, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que a Berkhsire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, teria triplicado sua posição na IRB.

O que parecia um fato positivo acabou por se tornar algo negativo (novamente) na IRB. Na terça-feira (3), a Berkhsire Hathaway divulgou uma nota negando que fosse acionista da empresa.

Com isso, as ações da companhia de resseguros despencaram no pregão da B3 e a empresa ainda não conseguiu se recuperar.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião