Guerra comercial: Trump anuncia reunião com negociador chinês

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (10) que se reunirá com o vice-premier da China, Liu He. O objetivo do encontro é tentar encontrar um acordo para por fim a guerra comercial entre as duas principais economias do mundo.

Liu He é o principal negociador chinês na questão da guerra comercial com os EUA. O encontro com Trump ocorrerá na Casa Branca, na próxima sexta-feira (11).

Esse será o segundo de dois dias de negociações comerciais de alto nível entre as duas potências. Os encontros tentam evitar aumentos programados das tarifas dos EUA sobre produtos chineses.

Saiba mais: Guerra comercial: China sinaliza acordo parcial com EUA

“Grande dia de negociações com a China. Eles querem fazer um acordo, mas será que eu quero? Eu me encontro amanhã com o vice-premier na Casa Branca”, declarou Trump no Twitter.

China disposta a chegar a um acordo sobre guerra comercial

O vice-premiê chines declarou que a China está disposta a chegar a um acordo com os EUA sobre questões importantes para ambos os lados. A disponibilidade chinesa tem como objetivo evitar que atritos levem a mais intensificações na guerra comercial.

Liu já tinha se encontrado na última quarta-feira (9) com o presidente do Conselho de Negócios EUA-China, Craig Allen. Além dele, participaram da reunião o vice-presidente executivo e chefe de assuntos internacionais da Câmara de Comércio dos EUA, Myron Brilliant, e a nova diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

“O lado chinês veio com grande sinceridade, disposto a cooperar com os EUA sobre a balança comercial, acesso ao mercado e proteção do investidor”, afirmou Liu segundo a Xinhua.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o negociador chinês, o país asiático espera que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para manter a estabilidade e a prosperidade globais. A intenção da China é evitar uma piora da guerra comercial em andamento.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião