Guerra comercial: Trump diz que negociações serão retomadas em breve

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9), que as negociações da segunda fase do acordo da guerra comercial com a China devem começar em breve. Ainda assim, as tratativas se prolongarão para além das eleições norte-americanas, que ocorrerão no dia 3 de novembro.

“Estamos começando em breve a fase dois. Vai levar algum tempo. Acho que vou esperar para finalizar o acordo depois das eleições, porque, fazendo isso, penso que podemos conseguir um acordo um pouco melhor, ou até muito melhor”, disse o presidente Donald Trump sobre a guerra comercial.

Vice-premiê irá a Washington para concluir primeira fase da guerra comercial

O vice-premiê chinês Liu He viajará a Washington na próxima semana para assinar o acordo que conclui a primeira fase da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Saiba mais: Guerra comercial: vice-premiê chinês vai a Washington para assinar acordo

O governo do presidente norte-americano Donald Trump adiou os aumentos de tarifas em outubro, em uma das últimas negociações sobre a guerra comercial. No entanto, as tarifas punitivas impostas anteriormente por ambas as potências permanecem vigentes, o que ameça o crescimento econômico global.

O vice-primeiro-ministro chinês vai liderar a delegação de seu país de segunda-feira a quarta-feira na capital estadunidense, segundo o porta voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng.

No acordo preliminar, segundo o jornal “The New York Times”, alguns consultores do governo dos Estados Unidos disseram que os chineses concordaram em comprar cerca de US$ 50 bilhões em produtos agrícolas americanos em 2020. Em troca, o mandatário estadunidense concordou em adiar ou cancelar a outra rodada de tarifas que estava planejada para o dia 15 de dezembro.

Confira: Trump promete sanções econômicas contra o Irã e fala em “paz”

No entanto, os detalhes ainda não foram anunciados e as autoridades chinesas ainda não confirmaram oficialmente o tamanho das compras, das exportações ou mudanças regulatórias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

As duas maiores potências do planeta acalmaram as tensões do mercado financeiro ao anunciar medidas conciliatórias na guerra comercial, incluindo as postergação de aumentos tarifários planejados.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião