Internacional

Guerra comercial: Trump diz que conversou com Xi Jinping sobre acordo

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (20), que conversou com o presidente da China, Xi Jinping, sobre um acordo para terminar com a guerra comercial entre os dois países.

De acordo com Trump, a conversa com o Xi Jinping sobre o acordo da guerra comercial foi positiva. O presidente norte-americano salientou ainda que a China já começou importar produtos agrícolas dos EUA em grande escala.

“Tive uma conversa muito boa com o presidente Xi, da China, sobre nosso gigantesco acordo comercial. A China já iniciou compras em larga escala de produtos agrícolas e mais. A assinatura formal está sendo organizada”, escreveu o mandatário no Twitter.

Além disso, Trump afirmou que conversou com o presidente chinês sobre Hong Kong e a Coreia do Norte. “Também conversamos sobre a Coreia do Norte, no que estamos trabalhando com a China, e Hong Kong (progresso!)”, escreveu o presidente.

A declaração do presidente norte-americano ocorre em meio ao otimismo do mercado sobre a assinatura do acordo entre os dois países. Isso porque, na última semana, o mandatário já havia ressaltado que o acordo comercial com a China estava próximo.

Acordo da guerra comercial deve ser assinado em janeiro

Na última quinta-feira (19), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou estar “confiante” de que a primeira fase do acordo com a China será assinada no início de janeiro de 2020.

Saiba mais: Guerra comercial: EUA devem assinar acordo em janeiro, diz Mnuchin

“(O acordo) Está passando pelo que eu consideraria uma revisão técnica e legal. Vamos liberar o documento e assiná-lo no início de janeiro”, declarou Mnuchin em entrevista à rede norte-americana “CNBC”.

Quando perguntado sobre o compromisso dos chineses em elevar as compras de produtos dos EUA após o acordo da guerra comercial, o secretário salientou que: “O objetivo é reequilibrar a relação comercial. No caso de produtos agrícolas, as compras vão dobrar de valor e acredito que os chineses cumprirão esta promessa”.

Telegram Suno

Compartilhe a sua opinião

Giovanna Oliveira
Giovanna Oliveira escreve sobre economia e política para o portal Suno Notícias. Antes, foi repórter do portal de jornalismo da ESPM-SP e produziu conteúdo para a Corinthians TV. É estudante da ESPM.