Guerra comercial: Trump diz que conversas com a China estão “indo bem”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (05) que as reuniões que os EUA estão tendo para achar um acordo em relação à guerra comercial com a China estão indo bem.

As duas maiores economias do mundo estão trabalhando para chegar a um acordo de primeira fase e encerrar uma guerra comercial que já dura 17 meses e vem prejudicando o crescimento econômico mundial.

Declarações de Trump

O presidente norte-americano vem se contradizendo em suas declarações sobre o fim da guerra comercial. Na terça-feira (05), em um evento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Londres, afirmou que não existe um prazo para o acordo com a China na disputa comercial.

Saiba mais: Trump afirma que não existe prazo para o fim da guerra comercial

Além disso, Trump disse que talvez seja melhor aguardar até depois das próximas eleições presidenciais, em novembro de 2020. “Não tenho prazo, não. De certa forma, acho que é melhor esperar até depois da eleição com a China”, relatou o mandatário a repórteres em Londres. “Estamos indo bem no acordo comercial com a China, se eu quiser fazê-lo”.

As falas do presidente dos Estados Unidos impactaram sobre as bolsas internacionais. Os mercados futuros de Dow Jones caíram 0,43% na manhã daquela terça. Já os futuros do S&P 500 recuavam 0,39%, já os da Nasdaq perdiam 0,51%. Antes das declarações de Trump, todos os futuros operavam em alta.

Segundo Trump, China ainda quer acordo sobre guerra comercial

Já na última segunda-feira (2), Trump declarou que a China quer fechar um acordo sobre a disputa comercial mesmo após as tensões em Hong Kong.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A declaração vem após o presidente ter se manifestado à favor dos cidadãos que protestam contra a China. Durante a semana passada houveram rumores de que o acordo em relação à guerra comercial estaria mais distante após as novas tensões.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião