Guerra comercial: Trump diz estar na “fase final” de acordo com China

O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou, nesta terça-feira (26) que os Estados Unidos estão na “fase final” da tentativa de chegar a um acordo em relação à guerra comercial com a China. Contudo, apesar da declaração, Trump havia afirmado que é favorável aos manifestantes em Hong Kong.

Em evento na Casa Branca, Trump, que vem negociando um acordo relacionado à guerra comercial, foi questionado por um jornalista se havia alguma mensagem para a população de Hong Kong após as recentes eleições.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

“Estamos com eles. Eu tenho um relacionamento muito bom, como vocês sabem, com o presidente Xi. Estamos na fase final de um acordo muito importante, acho que você poderia dizer que um dos acordos mais importantes do comércio de todos os tempos. Está indo muito bem, mas, ao mesmo tempo, queremos que tudo corra bem em Hong Kong“, disse Trump.

Consenso sobre guerra comercial

O Ministério do Comércio da China informou nesta terça-feira (26) que chegou a um consenso sobre a conclusão de problemas relevantes por meio de um telefonema com os Estados Unidos, concordando em continuar com as negociações acerca dos problemas restantes relacionados ao acordo da primeira fase.

A mensagem vinda da China ocorre logo após a escalada das preocupações de que o projeto de lei dos Estados Unidos que apoia os protestos de Hong Kong possa ser um empecilho nas negociações entre os dois países.

Saiba mais: Estados Unidos e China chegaram a consenso em questões relevantes, segundo governo chinês

Segundo o Ministério do Comércio da China em um comunicado curto, Liu He, vice-primeiro-ministro da China, conversou com o representante comercial norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, na manhã desta terça. Ambas as partes discutiram assuntos relacionados às suas principais preocupações, informou o ministério, sem dar mais detalhes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O ministro do Comércio da China, Zhong Shan; o presidente do Banco Central, Yi Gang, e o vice-chefe da principal agência de planejamento econômico do país, Ning Jizhe, de acordo com o ministério, também participaram da conversa sobre a guerra comercial.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião