Guerra comercial: Trump diz que acordo será o “certo” para os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último sábado (9), afirmou que as negociações para a guerra comercial estão seguindo “muito bem”. No entanto, disse que os norte-americanos apenas fechariam um negócio com a China se fosse certo para eles. “Eu gostaria de fazer um acordo, mas tem que ser o acordo certo”, afirmou.

O presidente estadunidense conversou com repórteres na Base de Andrews antes de ir para Tuscaloosa, no Alabama, onde tinha uma reunião. Trump afirmou que as negociações da guerra comercial se desenrolaram mais lentamente do que ele gostaria, mas que a China estava mais disposta a entrar em um acordo do que ele.

Saiba mais: Donald Trump nega ter concordado em retirar tarifas sobre a China

“As negociações comerciais com a China estão indo muito bem eu acho, muito bem, e se fizermos o acordo que queremos, será um grande acordo, e se não for um grande acordo, não o farei”, disse o presidente.

Confira: Semana Internacional: Berkishire Hathaway, Alibaba e guerra comercial

“A China quer muito fazer um acordo”, revelou Trump. “Eles estão tendo o pior ano que tiveram em 57 anos. A cadeia de suprimentos deles está quebrada como um ovo, eles querem fazer um acordo, talvez eles tenham que fazer um acordo, eu não sei, não ligo, isso é com eles.”

Tarifas da guerra comercial

Trump afirmou que houve relatos errôneos sobre a intenção dos norte-americanos de suspender tarifas. Segundo eles, essas tarifas serão responsáveis por dezenas de bilhões de dólares para os Estados Unidos e, em breve, “literalmente centenas de bilhões de dólares”.

Durante uma entrevista à imprensa, na última sexta-feira (8), Trump já havia dito que não concordou com a suspensão das tarifas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Houve muitos relatos incorretos, mas vocês verão o que eu vou fazer. (…) O nível da suspensão de tarifas está incorreto”, disse Trump, no sábado, em referência às especulações sobre o decorrer da guerra comercial.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião