Guerra comercial pode reduzir o PIB global em 0,5% em 2020, afirma FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na última quinta-feira (6) que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode ser reduzido em 0,5% no próximo ano, por conta da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

De acordo com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, a redução de 0,5% equivale a uma perda de US$ 455 bilhões. Segundo ela, esses tipos de danos devem ser evitados “removendo as barreiras comerciais implementadas recentemente e evitando qualquer forma de barreira adicional”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Para Lagarde, a aplicação das novas tarifas entre os países pode fazer com que haja uma redução do investimento, da produtividade e do crescimento.

“O fato é que medidas protecionistas não estão apenas prejudicando o crescimento e os empregos, mas também estão tornando produtos de consumo mais caros, prejudicando desproporcionalmente as famílias de baixa renda”, afirmou a diretora do Fundo.

Redução devido a tensão comercial

Devido as tensões comerciais entre China e Estados Unidos, os economistas reduziram a projeção de crescimento do PIB global em 0,4 ponto percentual, estimando a alta de 3,3% neste ano.

No entanto, devido as medidas tomadas pelo governo chinês e o comportamento tranquilo de sua política monetária, o Fundo afirmou que tudo indica que poderá haver uma melhora durante o segundo semestre de 2019.

Saiba mais: FMI reduz previsão de crescimento do PIB da China para este ano

A redução na projeção do PIB global, feita pelo FMI, acontece antes da reunião entre ministro do G-20, que acontecerá no Japão, neste fim de semana.

PIB pelo banco mundial

O Banco Mundial reduziu a previsão de crescimento do PIB global em 2019 para 2,6%. A última expectativa divulgada para o crescimento era de 2,9%. Assim, o dado foi divulgado no relatório “Perspectivas Econômicas Globais” na última terça-feira (4).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A redução da projeção do PIB global se dá principalmente pela desaceleração do comércio e da economia mundiais. Além disso, a indústria também apresentou resultado aquém do esperado para um bom crescimento.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião