Guerra comercial: EUA recuam sobre manipulação de câmbio da China

Os Estados Unidos pretendem suspender sua designação da China de manipuladora cambial à medida que as duas potências mundiais se preparam para a assinatura do acordo da primeira fase do acordo de comércio que foi pensado para evitar uma guerra comercial. A informação foi noticiada pela agência “Bloomberg” nesta segunda-feira (13).

Ainda de acordo com a agência, o Departamento do Tesouro dos EUA tomará essa atitude, que é consequência dos desdobramentos da guerra comercial, no relatório semestral que será divulgado em breve.

Ambos países farão encontros semestrais

Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo para realizar encontros semestrais para debater as relações comerciais entre os dois países. A medida pode ser um importante passo para o fim da guerra comercial. A informação foi divulgada, no último sábado (11), por fontes entrevistadas pela “Dow Jones Newswires”.

Segundo as fontes, os encontros serão liderados pelo secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e pelo vice-primeiro-ministro da China, Liu He. A medida deverá ser anunciada na próxima quarta-feira (15) e fará parte da primeira fase do acordo para encerrar a guerra comercial entre os países.

A primeira fase do acordo deverá incluir ainda compras de produtos norte-americanos pela China e reformas no sistema econômico do país asiático. Já a segunda fase das negociações deverá envolver subsídios corporativos da China e atividades de empresas estatais chinesas.

O formato de encontros semestrais já foi utilizado por outros governos norte-americanos. No entanto, o modelo foi descartado pela administração comercial do governo do presidente Donald Trump.

Vice-premiê irá aos EUA para concluir primeira fase de acordo sobre guerra comercial

O vice-premiê chinês Liu He viajará a Washington nesta semana para assinar o acordo que conclui a primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China.

Saiba mais: Guerra comercial: vice-premiê chinês vai a Washington para assinar acordo

O vice-primeiro-ministro chinês vai liderar a delegação de seu país de segunda-feira a quarta-feira na capital estadunidense, segundo o porta voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

No acordo preliminar da guerra comercial, segundo o jornal “The New York Times”, alguns consultores do governo dos Estados Unidos disseram que os chineses concordaram em comprar cerca de US$ 50 bilhões em produtos agrícolas americanos em 2020. Em troca, o mandatário estadunidense concordou em adiar ou cancelar a outra rodada de tarifas que estava planejada para o dia 15 de dezembro.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião