Guerra comercial: EUA aumentarão tarifas se não tiver acordo com China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (19), que aumentará as tarifas sobre as importações de produtos chineses caso não seja fechado nenhum acordo comercial com Pequim para acabar com a atual guerra comercial retaliatória que vem travando as economias de ambos países.

“Se nós não conseguirmos um acordo com a China, eu simplesmente aumentarei ainda mais as tarifas“, afirmou Trump que também disse que a China terá que fechar um acordo para encerrar a guerra comercial.

Black Friday Suno – as melhores análises sobre investimentos com descontos incríveis! Cadastre-se para ser o primeiro a saber

Guerra comercial

A Xinhua, a agência estatal de notícias da China, divulgou no último domingo (17) que o país asiático e os Estados Unidos tiveram “negociações construtivas”.

Os representantes discutiram as questões centrais da primeira fase de um possível acordo comercial entre as duas maiores potências do planeta. Além disso, ambos os países concordaram em manter uma comunicação próxima.

Confira: China e EUA tiveram negociações construtivas sobre acordo comercial

Segundo a agência, as negociações foram feitas pelo telefone com o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, além do secretário do Tesouro americano, Steven Mnunchin.

Confira e leia também: Banco Central autoriza até 100% de capital estrangeiro na XP Investimentos, diz jornal

O secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, indicou na última sexta-feira (15), à FOX TV, que o país poderá, em breve, estabelecer um panorama de acordo com os asiáticos.

Leia também: Guerra comercial: China está desesperada por acordo, diz Trump

No entanto, o ex-conselheiro econômico da Casa Branca, Gary Cohn, disse à rede norte-americana CNBC, na última segunda-feira (18), acreditar que o presidente Trump seguirá em frente com as tarifas no dia 15 de dezembro se os EUA e a China não chegarem a um acordo sobre a guerra comercial até então.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião