Guerra comercial: EUA devem assinar acordo em janeiro, diz Mnuchin

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou estar “confiante” de que a primeira fase do acordo da guerra comercial com a China será assinada no início de janeiro de 2020. “(O acordo) Está passando pelo que eu consideraria uma revisão técnica e legal. Vamos liberar o documento e assiná-lo no início de janeiro”, declarou Mnuchin nesta quinta-feira (19) em entrevista à rede norte-americana “CNBC”.

Quando perguntado sobre o compromisso dos chineses em elevar as compras de produtos dos EUA após o acordo da guerra comercial, o secretário salientou que: “O objetivo é reequilibrar a relação comercial. No caso de produtos agrícolas, as compras vão dobrar de valor e acredito que os chineses cumprirão esta promessa”.

Na mesma entrevista, o secretário negou qualquer chance do processo de impeachment do presidente dos EUA, Donald Trump, atrapalhe a agenda econômica e comercial de seu governo.

“O impeachment é uma situação partidária e a agenda econômica é uma questão importante que tem apoio bipartidário. É muito positiva para os trabalhadores americanos e a economia como um todo”, declarou o secretário.

Processo de impeachment de Trump

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, na última quarta-feira (18), o impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump. A votação da casa teve maioria de votos a favor em duas acusações contra o mandatário. Foram elas:

  • Abuso de poder
  • Obstrução de Congresso

Donald Trump tem acusações a respeito de ter pressionado o governo ucraniano para produzir um material que seria utilizado nas eleições do presidente norte-americano no ano que vem. Para isso, o mandatário teria usado seu poder de liderança dos EUA para chantageá-los. Ademais, Trump também é acusado de não deixar pessoas ligadas a ele depor na Câmara.

Saiba mais: Câmara dos Estados Unidos aprova impeachment de Donald Trump

Vale destacar, entretanto, que Trump segue no poder enquanto o resultado do julgamento no Senado não é decidido. A expectativa é que o processo seja conduzido em janeiro. O norte-americano é o terceiro presidente da história do país a sofrer um impeachment.

Acordo da “Fase um” da guerra comercial

A China confirmou na manhã da última sexta (13) o acordo com os Estados Unidos, após 19 meses de negociações na disputa comercial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Wang Shouwen, vice-ministro do Comércio da China, afirmou em uma entrevista coletiva em Pequim que ambas as partes alcançaram “progressos significativos” na disputa entre as duas maiores economias do mundo.

Saiba mais: China e Estados Unidos confirmam acordo na guerra comercial

Segundo o representante chinês, o acordo da guerra comercial resulta na remoção de algumas das tarifas sobre US$ 360 bilhões em produtos de origem chinesa por parte dos Estados Unidos. Segundo ele, as tarifas sairiam em fases e incluiriam isenções adicionais para algumas exportações.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião