Guerra comercial: EUA ainda esperam acordo com China em novembro

O governo dos Estados Unidos informou, nesta quarta-feira (30), que espera assinar um acordo comercial inicial com a China no próximo mês, mesmo após o cancelamento da cúpula da Apec no Chile. As autoridades de ambos os países esperavam finalizar o pacto relacionado à guerra comercial no evento.

Os EUA também afirmaram que a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) ainda não tem um local alternativo para que possa ocorrer do dia 11 ao dia 17 de novembro, após o governo chileno cancelar o plano de sediar o encontro com os líderes mundiais que marcaria um acordo na guerra comercial.

O governo norte-americano salientou: “Estamos ansiosos para finalizar a fase um do histórico acordo comercial com a China dentro do mesmo período de tempo”.

Cancelamento da Apec no Chile

Em meio aos protestos civis, o Chile anunciou o cancelamento da reunião da APEC. No evento, que desta vez aconteceria em território sul-americano em novembro, era esperado o estabelecimento de um acordo na guerra comercial.

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que colocaria fim à primeira fase da guerra comercial, assinando um acordo preliminar com o mandatário chinês Xi Jinping na cúpula entre os dias 16 a 17 de novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O acordo parcial, anunciado por Trump em 11 de outubro, acalmou os temores nos mercados financeiros. A disputa comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo já dura 18 meses.

Princípio do fim da guerra comercial é inviabilizada

O Chile também não sediará a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudança climática, a COP25, marcada para dezembro. A informação foi divulgada pelo presidente chileno Sebastian Piñera.

Saiba mais: Vale dará início ao processo de deslistagem da bolsa de Paris

“Entendemos perfeitamente a importância da APEC e da COP25 para o Chile e o mundo, mas baseamos nossa decisão no senso comum”, disse Piñera do palácio presidencial, Um presidente precisa colocar seu povo acima de tudo.”

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião