Guerra comercial: EUA e China confirmam compromisso com acordo

Os representantes comerciais dos Estados Unidos e da China reafirmaram mais uma vez o interesse em alcançar um acordo que possa evitar a guerra comercial. A notícia sobre o diálogo entre as duas maiores economias do planeta foi divulgada nessa terça-feira (25).

O secretário do Tesouro e representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer,  junto ao vice-primeiro-ministro chinês, Liu He tiveram um diálogo formal por telefone, o primeiro desde o início de maio desse ano devido a instabilidade das relações entre as duas potências que vivenciam uma guerra comercial.

“Ambos os lados veem avanço e estão comprometidos em adotar as medidas necessárias para garantir o sucesso do acordo”, informou o gabinete do secretário de Comércio dos EUA em comunicado após “telefonema agendado regularmente”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O encontro deveria ter ocorrido no dia 15 de agosto desse ano, programado para ser realizado seis meses após a última conversa, segundo os projetos originais. Entretanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ter adiado o telefonema pois não queria “lidar com eles agora”, referindo-se a China.

Liu He constatou que o diálogo foi construtivo e que ambos aceitaram seguir com a implementação da primeira fase do acordo.

O gabinete do secretário de Comércio dos EUA declarou que os dois países discutiram temas como proteção de direitos de propriedade intelectual, exclusão de impedimentos para empresas americanas nos setores de serviços financeiros e agricultura e a eliminação de transferências forçadas de tecnologia.

Tarifas sobre produtos chineses na guerra comercial

Trump salientou que as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses continuarão até a segunda fase do acordo. No momento, US$ 360 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões) em produtos chineses estão sendo tarifados pelos Estados Unidos.

Saiba mais: Guerra comercial: EUA e China assinam primeira fase do acordo

“Manteremos as tarifas por enquanto. Elas serão retiradas quando avançarmos na segunda fase do acordo. Todas as tarifas serão removidas quando finalizarmos a segunda fase”, salientou o mandatário.

Segundo Trump, as negociações para encerrar a guerra comercial deverão ser finalizadas já na segunda fase, com o objetivo de evitar uma possível terceira etapa. “Não queremos uma 3ª fase de negociações. Com este acordo anunciado hoje, marcamos uma mudança no comércio global”, afirmou o presidente dos EUA.

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião