Balanços da semana

Guerra comercial: Apple pode deixar de fabricar alguns produtos na China

A Apple poderá deixar de fabricar alguns produtos na China. A Pegatron, fornecedora da gigante americana, deixará o país asiático em junho. A informação é do portal “Digitimes”. Com a intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a fabricante antecipará sua saída.

Segundo o jornal “Financial Times”, a Penatron estuda transferir a sua linha de montagem para o Vietnã. Porém, outras informações indicam que a empresa pode se mudar para a Indonésia por conta da oferta da mão-de-obra. A guerra comercial se acirrou após o governo americano elevar as tarifas de produtos chineses para de 10% a 25%.

Saiba Mais: Huawei está trabalhando com Google para combater restrições comerciais dos EUA

A fornecedora contaria também com a parceria da PT Sar Nusapersada.  O presidente da empresa disse que os produtos fabricados pela companhia serão enviados para os Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Guerra comercial

O presidente da Penatron, SJ Liao, disse que os planos da companhia era sair da China se a guerra comercial se agravasse. Junto com a Penatron, outra fornecedora que pode deixar o país asiático é Foxconn. A empresa confirmou que há planos para iniciar a sua produção em massa na Índia.

Mais cedo, o Secretário do Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que a Huawei mente quando diz que não colabora com a China.

Após o presidente Donald Trump classificar a Huawei em sua “lista negra” o Departamento de Comércio dos Estados Unidos garantiu licença temporária para que a empresa possa fazer a atualização de sistemas e aparelhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A medida imposta pelo governo americano é por conta de suspeita do envolvimento da companhia com atividade contrárias à segurança nacional, beneficiando a China.

Além da Huawei, a administração de Trump está reprimindo o que considera práticas comerciais desleais da China.

Saiba Mais: Guerra comercial afeta 75% das empresas americanas na China

Até o momento, não há reuniões agendadas entre o secretário do Tesouro americano com as autoridades chinesas. Ou seja, não indícios de novas negociações. No entanto, Pompeo afirma que espera mudanças em breve.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião