Balanços da semana

Guerra comercial: acordo está muito próximo, diz Trump

O aguardado acordo entre Estados Unidos e China na guerra comercial parece estar próximo de ser alcançado.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos 

O presidente estadunidense, Donald Trump, escreveu em sua conta pessoal do Twitter na manhã desta quinta-feira (12) que “estamos bem próximos de um grande acordo com a China. Eles querem [o acordo na guerra comercial] e nós também!”

Getting VERY close to a BIG DEAL with China. They want it, and so do we!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 12, 2019

Existe a expectativa sobre algum acordo durante esta semana, com o objetivo de evitar a imposição de tarifas comerciais adicionais sobre cerca de US$ 160 bilhões em importações chinesas pelos Estados Unidos, que iniciariam no próximo domingo (15).

Além disso, nesta quinta, o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, demonstrou em entrevista coletiva que as comitivas das maiores potências econômicas do planeta mantém “comunicações estreitas” e continuavam trabalhando por um acordo.

Confira: EUA e China estão negociando para adiar as tarifas comerciais, diz jornal

Na última sexta-feira (6), por meio do assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, o governo norte-americano informou que o acordo com os chineses já estava próximo.

Segundo Kudlow, as negociações entre Washington e Pequim estão em uma fase “intensa”. Entretanto, ele salientou a posição de Trump sobre a disputa comercial. Para o mandatário, a administração sairá das negociações caso um eventual acordo não seja favorável aos Estados Unidos.

China manterá ‘crescimento estável’ em meio à guerra comercial

Segundo o governo da China, na Conferência Central de Trabalhos Econômicos iniciada encerrada nesta quinta-feira (12), o país promoverá um crescimento estável ano que vem, ao passo que, devido à guerra comercial, as pressões sobre a economia aumentem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O evento, que acontece todos os anos em Pequim, faz um levantamento sobre o desempenho da economia, analisar o cenário atual e estabelecer as próximas medidas a serem tomadas. O presidente da China, Xi Jinping, discursou e apontou os principais pontos.

O planejamento econômico determinou que a China passe a promover “crescimento estável”, de acordo com a Xinhua, agência de notícias estatal. O plano objetiva combater uma prolongada desaceleração interna que viu o crescimento enfraquecer no ritmo mais lento das últimas décadas, agravada pela guerra comercial.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião