Guedes diminui previsão de crescimento do PIB de 2019 para 1,5%

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (14) que a economia está no ‘fundo do poço’ e que o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 deve ser de 1,5%. As declarações ocorreram durante a sua participação na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (CMO) nesta terça-feira (14).

A previsão do governo de Michel Temer para o PIB de 2019 era de crescimento de 2%. “Vocês vão ver que o crescimento, que era de 2% quando eles fizeram as primeiras simulações, já caiu para 1,5%. Quando cai para 1,5%, as receitas são menores ainda, e aí já começam os planejamentos de contingenciamentos de verbas. Já começam as trajetórias futuras de despesas a serem apertadas”, disse Guedes.

Saiba mais: Goldman Sachs: indústria eleva risco de PIB negativo no 1º tri

O ministro, porém, não falou se essa revisão seria anunciada formalmente no dia 22 de maio. Nessa data, o governo deve apresentar uma reavaliação da expectativa de receitas e despesas de 2019. “O que nós temos, efetivamente, é a revisão do PIB, que será anunciada e que aponta para números abaixo de 2%”, disse o secretário.

Guedes também acrescentou que o Congresso tem “nas mãos” a oportunidade de tirar o Brasil do “fundo do poço”, como ele se referiu a atual situação do País.

“Independente de os mercados quererem que as coisas aconteçam rapidamente, nossa realidade é que estamos no fundo do poço. Está nas mãos da Casa nos tirar do fundo do poço com equacionamento fiscal”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Copom

Mais cedo, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou um relatório que afirma que a economia brasileira está crescendo abaixo do esperado.

Saiba mais: Em ata Copom afirma que economia brasileira avança abaixo do esperado

“O Copom julga importante observar o comportamento da economia brasileira ao longo do tempo. Livre dos efeitos remanescente dos diversos choque a que foi submetido no ano passado. Em especial, com a redução do grau de incerteza a que a economia brasileira continua exposta”, afirma o texto.

O comitê informou ainda que o PIB do primeiro trimestre pode registrar uma recessão. “Os indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o Produto Interno Bruto tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, após considerados os padrões sazonais”, informa a ata.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (13), os economistas entrevistados pelo BC reduziram pela 11ª vez a previsão de crescimento do PIB em 2019. A expansão da economia brasileira para este ano está prevista em 1,45%.

Itaú e Bradesco

Diante do cenário negativo, outras instituições, como o Itaú e o Bradesco também diminuíram as expectativas para 2019. O Itaú abaixou as projeções de 1,3% para 1%.

Saiba mais: Itaú piora estimativa para PIB em 2019 e 2020

Já o Bradesco cortou a previsão do PIB de 1,9% para 1,0%.De acordo com economistas do banco, “o ritmo de expansão no começo de ano ficou aquém do esperado”

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião