Guedes diz que após reforma da Previdência próximo passo é o pacto federativo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que depois da aprovação da reforma da Previdência o foco do governo será na reforma do pacto federativo.

De acordo com Guedes, o governo enviará o texto do pacto federativo ao Congresso na próxima semana. O ministro salientou que essa proposta tem como objetivo repassar um valor maior de orçamento aos estados e municípios.

“Agora vamos para o pacto federativo, com várias dimensões”, ressaltou Guedes aos jornalistas ao deixar o Senado após votação da reforma na última terça-feira (22).

Reforma da Previdência é aprovada

A reforma da Previdência foi aprovada em segundo turno, na última terça-feira, no plenário do Senado. A votação foi concluída com 60 votos a favor e 19 contrários. Para ser aprovado, o texto precisava de, no mínimo, 49 votos favoráveis.

Confira Também: Reforma da Previdência é aprovada no plenário do Senado

Após a aprovação, a medida alterará as regras para a aposentadoria dos trabalhadores. O texto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da proposta da reforma da Previdência, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A reforma foi aprovada em primeiro turno no dia 1° de outubro. A votação foi concluída com 56 votos a favor e 19 contrários. Antes disso, a Previdência passou por duas sessões na Câmara dos Deputados.

Guedes está satisfeito com reforma da Previdência

Apesar da reforma da Previdência ser aprovada abaixo da meta do ministro, de R$ 1 trilhão em dez anos, Guedes se diz satisfeito com a aprovação. Atualmente, o texto prevê uma economia de R$ 800 bilhões.

“O sentimento é bom, é de que o Congresso fez um bom trabalho. O desemprenho do Senado foi excepcional”, salientou o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No entanto, Guedes defende que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela tem de incluir os estados e município nas novas regras previdenciárias.

“Não adianta resolver o federal [na Previdência] e estados e municípios, não”, concluiu Paulo Guedes.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião