Guedes assina projeto de lei que viabiliza privatização dos Correios

O projeto de lei que viabiliza a privatização dos Correios foi assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ser chancelado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (14). O governo deve enviar a proposta ao Congresso nos próximos dias.

No calendário oficial, a privatização dos Correios está prevista para 2021, no entanto, a expectativa da equipe econômica é que projeto seja aprovado ainda este ano, com o objetivo de demonstrar avanço na agenda de privatizações. A desestatização dos Correios será a primeira a ser proposta pelo governo em 2020.

No mês passado, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, declarou que haviam cinco companhias interessadas na desestatização dos Correios. Segundo Faria, Magazine Luiza (MGLU3) e Amazon estão na listas, além das empresas de logística estrangeiras FedEx e DHL.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

“O importante é que já tem cinco players interessados. O Magalu é um deles. Já tem pessoas, grupos interessados na aquisição dos Correios, então isso é importante, porque não teremos um processo de privatização vazio”, informou o ministro.

BNDES seleciona grupo para estudar privatização dos Correios

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estabeleceu o consórcio Postar como vencedor do processo de seleção para estudar a privatização dos Correios.

O grupo, composto por Accenture do Brasil e pelo escritório de advocacia Machado Meyer, fará os estudos que indicarão as alternativas de desestatização para o setor postal e embasarão a decisão do governo. Atualmente, o serviço é prestado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Ao todo, foram nove consórcios que participaram da seleção que se iniciou em maio. Os três melhores colocados tiveram de analisar a qualidade técnica dos participantes e do preço ofertado por cada um. O Postar apresentou o menor preço de R$ 7,8 milhões.

De acordo com o BNDES, os estudos do consórcio serão supervisionados pela instituição e pelo Comitê Interministerial formado com integrantes do Ministério da Economia, Comunicações e da ECT.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião