Grupo GPS planeja IPO para 2021, diz jornal

O Grupo GPS, o maior grupo de terceirização e serviços do Brasil, especializado em serviços de manutenção prediais como limpeza e segurança, decidiu realizar sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês).

A informação foi divulgada neste domingo (18) pelo colunista Lauro Jardim do jornal “O Globo”.  Segundo o jornalista, a abertura de capital do Grupo GPS deveria ocorrer em abril de 2021.

Se a operação de listagem tiver sucesso, a GPS será a primeira empresa do setor listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Na operação, o grupo pretende levantar R$ 3 bilhões. Já teriam sido contratados os bancos:

  • BTG (BPAC11),
  • Citi,
  • Morgan Stanley,
  • Goldman Sachs.

Grupo GPS em franca expansão

O Grupo GPS foi fundado em Salvador (BA) em 1962, e conta com mais de 86.000 funcionários e 2.400 clientes.

Incialmente operava no serviço de limpeza e manutenção predial, mas a partir de 1992 foi comprada pelo ex-executivo da Odebrecht Carlos Pedreira e começou um processo de expansão.

As empresas de private equity Warburg Pincus e Gavea Investimentos, que adquiriram participações minoritárias na GPS em 2015 e 2017, respectivamente, estariam trabalhando no IPO.

A partir de 2010 o Grupo GPS comprou uma série de rivais menores, cerca de 20 outras empresas, consolidando um setor extremamente fragmentado.

Em 2019 o Grupo GPS registrou um lucro líquido de R$ 192 milhões. As receitas quase quadruplicaram entre 2015 e 2019, e hoje a empresa opera em grande parte do Brasil, inclusive em todos os estados da região Sudeste, Goiás e Mato Grosso.

Caso o IPO ocorra, o Grupo GPS seria a terceira empresa brasileira na qual a Warburg Pincus tem uma participação a abrir o capital em menos de 12 meses, seguindo a rede de pet shops Petz (PETZ3) e a empresa de logística Sequoia Soluções Logísticas (SEQL3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião