Grow anuncia que deixará de operar em 14 cidades brasileiras

A Grow, empresa dona da Yellow e da Grin, anunciou, nesta quarta-feira (22), que deixará de operar com patinetes em 14 cidades. Com isso, a startup atuará somente em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

De acordo com um comunicado divulgado pela Grow, a medida faz parte de uma reestruturação de suas operações. A startup informou que agora buscará parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir suas operações.

“A decisão foi tomada para que a companhia promova um ajuste operacional e continue prestando serviços de forma estável, eficiente e segura”, informou a empresa.

Além do encerramento da operação de patinetes em 14 cidades, a empresa informou que o aluguel de bicicletas está temporariamente suspenso em todas as regiões. A startup de mobilidade não informou se haverá alguma mudança nos outros seis países da América Latina onde atua.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo informações levantadas pelo jornal “Valor Econômico”, a redução das operações acarretou em 600 demissões. Por meio de um comunicado, a empresa informou que está trabalhando com uma consultoria de recursos humanos para auxiliar o processo de recolocação dos demitidos.

Crise no comando da Grow e perda de investimento

Uma crise no comando da Grow fez com que a companhia perdesse dezenas de funcionários e deixasse de receber um investimento milionário do SoftBank.

Saiba mais: Exclusivo: Grow enfrenta crise no comando e perde investimento do SoftBank

De acordo com fontes ouvidas pelo SUNO Notícias, a startup estaria em tratativas finais para receber um aporte de até US$ 150 milhões dos japoneses do SoftBank no segundo semestre de 2019. O investimento, no entanto, não ocorreu devido a uma disputa pela gestão da empresa envolvendo o CEO, Sergio Romo, e o fundador e vice-presidente global de produtos, Ariel Lambrecht.

Lambrecht, que também fundou a 99 – vendida para a chinesa Didi Chuxing em janeiro de 2018 -, é oriundo da Yellow, enquanto Romo veio da Grin, do México. As empresas se uniram no início de 2019, criando a Grow.

Ainda de acordo com as fontes ouvidas pelo SUNO Notícias, a desavença fez com que Lambrecht, antes ativo, se afastasse da operação do dia a dia da Grow.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião