Greve dos caminhoneiros: governo faz acordo e evita paralisação

Na última segunda-feira (22), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu com integrantes da Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA). Nesse encontro, o governo se comprometeu a implementar a política de frete mínimo. Com isso, os motoristas asseguram que não haverá greve dos caminhoneiros.

A partir desta terça-feira (23), está válido a política. O governo garantiu atender todas as reivindicações para evitar uma greve dos caminhoneiros, dentre elas está o aumento a fiscalização do piso mínimo de frete e o reajuste da tabela ao preço do diesel.

Além disso, os motoristas terão livre acesso para denunciar ao ministério as empresas que descumprirem a política de preços mínimo. Entretanto, o presidente da CNTA, Diumar Bueno, afirma que a trégua deverá durar aproximadamente dois meses. Esse prazo, segundo o presidente, é para que o governo consiga implementar a nova política.

Bueno explica que o se o governo não cumprir a promessa dentro do prazo, as negociações serão abertas, mas, com uma pressão muito maior de paralisação nacional.

Acordo firmado

Com intuito de evitar uma possível greve, o ministro se reuniu com 26 lideranças de caminhoneiros, entre os integrantes havia um grupo de motoristas autônomos.

De acordo com o documento divulgado na última segunda-feira, os compromissos firmados foram os seguintes:

  • Estudar a eliminação de multas desnecessárias;
  • Transferência do custo do diesel para a tabela do frete;
  • Fiscalização efetiva da referência de custo do piso mínimo do frete;
  • Celebração de um termo de compromisso com as entidade representantes da categoria para tornar mais efetiva a fiscalização.

Início da preocupação

O governo decidiu fazer esta reunião com receio de uma possível greve dos caminhoneiros anunciado na última quinta-feira (18) por um dos líderes dos transportadores, Wanderlei Alves.

Saiba Mais: Nova greve dos caminhoneiros deve ocorrer no dia 29 de abril

De acordo com a Agência Estado, o representante tinha afirmado que a paralisação aconteceria na próxima segunda-feira dia 29 deste mês. Pois, a categoria não teria ficado satisfeita com o pacote de medidas anunciado na última terça-feira (16) pelo governo federal.

O intuito era atingir todo o território nacional. Segundo Alves, nos mesmos moldes da greve dos caminhoneiros do ano passado, crescendo à medida que os dias passam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Entenda o caso

A alta no diesel na última quarta-feira (17) marcou uma nova derrota para os caminhoneiros. Além da elevação do combustível a classe já sofria com o pacote de medidas do governo que não atingiu o esperado.

No entanto, os R$ 0,10 a mais no diesel divide os caminhoneiros, onde uma parte mais radical passou a articular uma paralisação, enquanto a turma do “deixa disso” preferia aguardar mais e dar mais tempo ao governo.

Saiba Mais: Greve dos caminhoneiros: governo está “entre a cruz e a espada”, diz ministro

Os caminhoneiros reivindicavam uma maior representatividade da classe em Brasília, para conseguir discutir as verdadeiras necessidades da categoria.

Após a reunião com o ministro da infraestrutura os motoristas asseguram não haverá greve dos caminhoneiros, desde o que o governo cumpra o acordo.

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião