GPA (PCAR3) anucia novo presidente, preparando cisão do atacarejo

O GPA (PCAR3) informou a renúncia do presidente-executivo Peter Estermann. O diretor financeiro Christophe Hidalgo assumiu sua posição interinamente. Segundo a empresa, a saída de Estermann dá sequência à preparação do GPA e do Assaí para a cisão. Hidalgo vai acumular a diretoria financeira com a presidência do grupo.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o GPA disse que o negócio de cash and carry, operado pelo Assaí, e o Multivarejo, operado pelo GPA, seguem sob a liderança de Belmiro Gomes e Jorge Faiçal, respectivamente. Os dois assumirão futuramente cargos de diretor presidente das duas companhias listadas que resultarão da cisão.

O objetivo, segundo o comunicado, é conduzir as companhias segundo os pilares de foco estratégico, ampliação da eficiência operacional, otimização de funding e alocação de capital, além da criação adicional de valor para acionistas e stakeholders.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na nota, Jean-Charles Naouri, presidente do conselho de administração do GPA, afirmou que o spin-off do Assaí representa “um novo e importante capítulo da história que se iniciou em 2007”. “Com um crescimento histórico extraordinário e uma perspectiva extremamente promissora, o Assaí se tornou um dos principais ativos do Grupo e agora entrará em um novo ciclo de forte crescimento.”

 

Cisão do Assaí foi anunciada pelo GPA em setembro

A cisão do Assaí foi anunciada pelo GPA no dia 9 de setembro deste ano. Na ocasião, a empresa autorizou o estudo para a cisão da unidade de atacarejo e a preparação da companhia para listagem no Novo Mercado na B3 e ADRs na bolsa de valores de Nova York.

A cisão aprovada pelo conselho administrativo do GPA ocorrerá com a transferência da participação atualmente detida pela Assaí na Almacenes Éxito para a controladora.

“O propósito da potencial transação é liberar o pleno potencial dos negócios de cash & carry e varejo tradicional da companhia, permitindo que operem de forma autônoma, com administração separada e foco nos seus respectivos modelos de negócios e oportunidades de mercado”, anunciou o GPA.

O GPA ainda declarou que a transação permitirá que cada negócio tenha acesso direto ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião