GPA: 2º tri “foi gigante”, diz diretor de e-commerce

Com a chegada da pandemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil, a partir de março, muitas medidas preventivas foram anunciadas pelo Governo Federal. Entre elas, o distanciamento social, por meio de um período de quarentena, fez com que muitas pessoas optassem por fazer compras através do comércio eletrônico. Com isso, é natural que companhias que investem no setor há um longo tempo se sobressaiam. Este é o caso do GPA (PCAR3), controlador do Extra e do Pão de Açúcar. Segundo o diretor de e-commerce do grupo, Rodrigo Pimentel, o segundo trimestre da empresa “foi gigante”. A fala foi dita em entrevista ao SUNO Notícias.

“Estamos para publicar os números do 2T20, mas posso te adiantar o seguinte: as vendas de abril foram maiores do que as de março, as de maio maiores que as de abril e junho maior que maio. Ou seja, o nosso T2 (2ºtrimestre) foi gigante, gigante. E julho, mesmo com só dois dias contabilizados, está seguindo a mesma tendência”, afirmou Pimentel.

No primeiro trimestre de 2020, o GPA já tinha registrado um aumento considerável nas vendas pelo e-commerce. Entre janeiro e março, o crescimento foi de 82%, em relação ao mesmo período de 2019. Para o segundo trimestre, a expectativa é ainda maior.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Perguntado sobre o “pós-pandemia”, quando as pessoas voltarem as suas rotinas ‘normais’ (a parcela que ainda não está nessa), Pimentel afirmou que esta tendência de utilização do comércio eletrônico deve permanecer por um bom tempo. “Quando você pega um crescimento de 40% em dois anos seguidos, você vê que tem uma tendência do crescimento desse canal, e aí investe. Se o cliente optar por canais digitais, estaremos prontos. Se optarem pela loja, também estaremos prontos. Eu, Pimentel, que vejo as vendas de hora em hora, acredito que esse advento de vendas online não vai passar. Os consumidores, na minha opinião, descobriram o supermercado online. Como tem muita gente usando, está tendo um ‘boca a boca’ gigante do mercado online. Na nossa visão, é um comportamento que veio pra ficar e eu diria crescente”, disse o executivo do GPA.

GPA - Rodrigo Pimentel
Rodrigo Pimentel – Diretor de e-commerce do GPA. (Foto: divulgação)

Planejamento durante a pandemia

O diretor de ecommerce explicou ao Suno Notícias como aconteceu o planejamento durante o início da pandemia para lidar com o aumento da demanda no e-commerce e destacou que tudo aconteceu rapidamente porque já estava nos planos do grupo. Dessa forma, o que mudou, segundo ele, foi apenas o prazo para entregar as novidades.

“Todo final de ano a gente começa a discutir o que será feito nos próximos dois anos. No final de 2019, decidimos que teríamos um investimento ainda maior no e-commerce para 2020 porque os últimos dois anos deram sinais de crescimento. Então colocamos no capex aumentar a capacidade operacional e também melhorar nossa plataforma de tecnologia. Em março, aconteceu a pandemia. A partir do dia 15 de março, houve uma procura por ecommerce gigante e muito rápida. Precisávamos agir rápido e então começamos a fazer o que estava planejado para ser feito nos próximos dois anos”, disse o executivo.

A quantidade de lojas Extra e Pão de Açúcar adaptadas para operações de entrega “express” no delivery saltou de 125 para 228, em um mês, um aumento de 82% e o equivalente a dois anos de planejamento. “Contratamos mais de 1000 pessoas adicionais para essas operações. Para você ter uma ideia de como a coisa foi rápida, nós rodávamos com cerca de 200/250 veículos, e agora estamos com mais de 1000 por dia”, acrescentou Pimentel.

Há cinco anos na liderança do ecommerce do GPA, Pimentel afirmou que a empresa busca sempre inovação dentro de seu segmento de atuação. “A gente já faz isso [delivery] há muito tempo. Fazemos isso há 20 anos. Somos uma empresa que sempre inovamos dentro da nossa indústria, a de alimentos. Nos últimos dois anos, tivemos um crescimento consecutivo no e-commerce, de 40%, de 2018 para 2019 e de 2019 para 2020. Quando pegamos essa taxa de crescimento, isso significa que tem comportamento sendo confirmado. As pessoas estão aderindo mais ao comércio online”, afirmou.

Pimentel também afirmou que o GPA investiu valores relevantes para conseguir lidar com a nova demanda do e-commerce, mas que o valor “fez sentido porque tivemos um incremento de venda muito superior”. O executivo, no entanto, não revelou os valores. “Acredito que teremos um black friday como jamais visto e estaremos preparados para isso. Em alimentos, as lojas venderam muito e o ecommerce também. A soma, para o GPA [no ramo de alimentos], é positiva no online e positiva no offline”, salientou Pimentel.

Aquisições do GPA e concorrência

O GPA anunciou recentemente a aquisição da “ChefTime”, uma startup do ramo de alimentos. O diretor de e-commerce do grupo disse que a empresa sempre está atenta a novas oportunidades de mercado. “Este é um mundo de parcerias. A James e a ChefTime são exemplo de startups que colocamos para dentro nos últimos anos. Estamos abertos a este tipo de discussão na companhia o tempo todo”, pontuou o executivo após ser perguntado sobre potenciais novas aquisições.

Saiba mais: ChefTime: Conheça a startup por trás das novas ‘dark kitchens’ do GPA

Por fim, Pimentel assegurou que o GPA está a frente de seus concorrentes no varejo alimentar. “Em se tratando de concorrentes do varejo alimentar, estamos muito a frente da concorrência”, salientou.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião