Governo prepara programa para substituir o ‘Minha Casa, Minha Vida’

O governo trabalha um novo programa habitacional para substituir o Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O ‘novo’ Minha Casa Minha Vida terá um abordagem diferente, onde serão utilizados terrenos doados pela União nas regiões centrais das cidades e ainda poderão ser financiadas pelo incorporador do projeto pelo FGTS. Além disso, será permitido que no mesmo empreendimento haja unidades comerciais e de serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Um dos principais objetivo é evitar o que os gestores públicos consideram um dos maiores problemas do programa, o afastamento dos mais pobres para bairros e cidades distantes de seus trabalhos. De acordo com o governo, a intenção é lançar o novo programa habitacional na primeira quinzena de julho e fazer um piloto para testar ainda neste ano.

Dessa forma, famílias de diferentes faixas de renda conviveriam no mesmo ambiente, com acesso a parques, atrações turísticas e outras possibilidades. No entanto, a incorporadora do projeto seria responsável por administrar o projeto apenas no período de “concessão” que é de 20 a 30 anos.

Atualmente, a União possui cerca de 700 mil imóveis mapeados.

Saiba mais: Vendas de imóveis sobem 37,3% entre fevereiro e março, diz Secovi

Condução do novo projeto

O novo projeto está sendo tocado pelos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional e pela Caixa Econômica Federal.

De acordo como o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, “megaempreendimentos, de R$ 200 milhões e R$ 300 milhões, dentro da cidade” estão sendo contatados. Ele ainda afirma que o objetivo é colocar “pessoas de diferentes faixas de renda, coloca espaço para comércio, geração de serviços, em vez de serem só casinhas uma do lado da outra no meio do nada”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O secretário ainda afirma que o programa “é uma reformulação completa do Minha Casa Minha Vida” que “fracassou miseravelmente”. No entanto, Mac Cord disse que a implementação do projeto será gradual.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião