Governo envia projeto para permitir que brasileiros tenham conta em dólar

O governo federal enviou nesta segunda-feira (7) um projeto de lei para a Câmara dos Deputados que pode permitir que pessoas físicas e jurídicas tenham contas em dólar no Brasil.

Além de permitir que os brasileiros possam abrir contas em dólar, o projeto de lei busca reduzir os custos das empresas.

Segundo o diretor de regulação do Banco Central (BC), Otávio Damaso, a aprovação não será imediata, visto que ainda precisará de uma regulação. Além disso, Damaso ressaltou que autorizar a abertura de contas em moeda estrangeira no País não é uma prioridade da autoridade monetária.

“Dentro de um processo de médio e longo prazo, com processo de conversibilidade do real, a gente pode estudar [autorizar conta em dólar para] algum outro segmento. Esse não é o ponto principal [conta em dólar para pessoa física no Brasil]”, ressaltou o diretor do BC.

De acordo com Damaso, a prioridade do governo federal é reduzir a burocracia e modernizar a legislação sobre o assunto. “O primeiro objetivo é a modernização da regulação cambial, pois temos dispositivos com caráter de lei em vigor desde 1920”, disse o diretor de regulação.

Condições atuais para abrir conta em dólar no Brasil

De acordo com a legislação atual, somente alguns grupos com autorização do BC podem abrir contas em moeda estrangeira no Brasil. Sendo eles:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

  • Agências de turismo e prestadores de serviços turísticos;
  • Embaixadas, legações estrangeiras e organismos internacionais;
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
  • Empresas administradoras de cartões de crédito de uso internacional;
  • Empresas encarregadas da implementação e desenvolvimento de projetos do setor energético;
  • Estrangeiros transitoriamente no País e brasileiros residentes ou domiciliados no exterior;
  • Sociedades seguradoras, resseguradoras e corretoras de resseguro;
  • Transportadores residentes, domiciliados ou com sede no exterior;
  • Agentes autorizados a operar no mercado de câmbio.

Medida anunciada pelo presidente do BC

Em maio, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o governo estava estudando a possibilidade de autorizar a abertura de contas em dólares no Brasil.

Leia também: Banco Central tem política de câmbio flutuante, diz Campos Neto

Além disso, a instituição monetária central quer adotar medidas para facilitar a abertura de contas em reais no exterior. Segundo Campos Neto, o objetivo da medida é permitir as condições para que o real se torne uma moeda totalmente conversível.

No entanto, o presidente do BC ressaltou que a abertura de contas em dólar no Brasil dependia da aprovação do Congresso. Por conta disso, na ocasião, Campos Neto não estabeleceu nenhum prazo temporal.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião