Governo planeja privatizar os aeroportos Santos Dumont e Congonhas ainda neste ano

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta segunda-feira (24) que tem como objetivo privatizar os aeroportos de Santos Dumont e Congonhas.

Os aeroportos ficam localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.

O dois aeroportos são administrados pela Infraero. Sendo assim, Tarcísio afirmou que a ideia é converter todos os aeroportos desta empresa para a iniciativa privada.

Saiba mais: Avianca: Anac deve retomar slots colocando ponto final nas operações da aérea 

Entretanto, como justificativa, o ministro evidenciou o caso do aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro.  Ele será passado a iniciativa privada no segundo semestre deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Já fizemos 12 leilões de aeroportos. Houve interesse da iniciativa privada. Em outubro, vamos fazer um leilão de 22 aeroportos. E depois mais um leilão de outros 22 aeroportos, incluindo Santos Dumont e Congonhas. Será até o fim de 2021, ou no mais tardar no início de 2022″, completa.

O ministro ainda deixou claro que irá transferir todos os aeroportos da Infraero para a iniciativa privada. “A ideia é passar tudo para a iniciativa privada até 2021”,  declarou o ministro.

O ministro falou sobre a chance de empresas estrangeiras poderem atuar no Brasil. Entretanto, para ele, elas precisariam de não ter limitação de capital nacional. Como exemplo, ele citou a Zurich que administrará o aeroporto de Macaé.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para Tarcisio, já tem entre três e quatro empresas estrangeiras interessadas em iniciar operações no Brasil.

“Tivemos uma vitória que vai impulsionar o mercado de aviação que é o capital estrangeiro. Depois da Air Europa, tem mais três ou quatro empresas estrangeiras interessadas em vir para o Brasil”, disse Freitas.

O ministro da Infraestrutura ainda salientou que o fato de o Brasil estar disponibilizando um nova infraestrutura auxilia a atração dessas empresas. “Vamos mudar a vocação da Infraero que vai olhar para a aviação regional”, afirmou Tarcísio.

Privatização de estatais

O governo Bolsonaro está evidenciando cada vez mais o desejo pela privatização de estatais. Além dos aeroportos, o presidente da República afirmou que quer privatizar os Correios.

“Serviços melhores e mais baratos só podem existir com menos Estado e mais concorrência, via iniciativa privada. Entre as estatais, a privatização dos Correios ganha força em nosso governo”, disse Jair Bolsonaro (PSL) em sua conta do Twitter, no dia 7 de junho.

O objetivo do governo é privatizar os aeroportos de Santos Dumont e Congonhas até 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/086e637b-relatorio-cielo-2.0.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião