Grana na conta

Governo pede mais tempo para demissões na CBTU

O Ministério do Desenvolvimento Regional pediu, na semana passada, mais tempo para completar o Plano de Desligamento Voluntário (PDV) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma das empresas que serão privatizadas pelo governo federal.

O novo prazo do programa de demissões da CBTU, com limite em abril de 2020, demonstra a dificuldade que o governo deve enfrentar para completar o programa de privatizações anunciado no mês passado.

Em documento enviado ao Ministério da Economia e obtido pelo SUNO Notícias, o secretário executivo do órgão, Mauro Biancamano Guimarães, afirma que “apenas 362 funcionários foram efetivamente desligados, de um total de 1.677 funcionários inscritos nos meses de novembro e dezembro de 2018”.

Saiba mais: Confira a lista das 17 estatais que serão privatizadas pelo governo federal

Dessa forma, segundo o documento, permaneceriam ainda 1.200 funcionários aptos a ingressar no programa de demissão e que deverão ingressar nesse novo período.

Privatizações

O PDV é parte do plano para a inclusão da CBTU no no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e no Programa Nacional de Desestatização (PND).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A equipe econômica do governo federal afirma que a meta de arrecadação desses programas é de cerca de US$ 20 bilhões com a venda de 17 empresas estatais do país.

A CBTU opera trens urbanos em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião