Governo francês acusa TikTok de expor menores de idade

O governo da França acusou o popular aplicativo TikTok de expor menores de idade sem nenhuma proteção. A secretária de estado para a igualdade de gênero e para a luta contra as discriminações, Marléne Schiappa, pediu “medidas drásticas” após o surgimento de acusações de abusos e assédios na plataforma digital.

Na França o hashtag #BalanceTonTiktokeur (denuncia seu usuário do TiKTok, na tradução em português) se tornou um trend topic nas últimas semanas. O hastag seguiu a onda de #BalancTonPorc e #BalanceTonYoutubeur, a versão francesa do movimento #MeToo.

Dessa vez foram denunciados os comportamentos inapropriados das jovens estrelas do TikTok. A rede social de compartilhamento de vídeos curtos muito popular entre os adolescentes, e que superou recentemente os dois bilhões de downloads, começando a ameaçar o domínio do YouTube.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os abusos denunciados pelos usuários são principalmente pedidos de fotos sem roupas para menores e pre-adolescentes, insultos e frases violentas contra mulheres e gays. Além disso, haveria vídeos onde crianças imitam atos sexuais e a banalização da violência sexual.

Governo francês pede encontro com executivos do TikTok

A secretária Schiappa se disse indignada e solicitou um encontro com as lideranças do aplicativo para que elas tomem providências. “TikTok é a rede social de nossas crianças e adolescentes, deve ser um espaço seguro. Estou chocada pelas denúncias de abusos, chantagens e violências sexuais. Peço imediatamente um encontro com os executivos do TikTok: devemos tomar medidas drásticas!”.

Aguardando uma resposta do aplicativo, Schiappa salientou seu “total suporte às vítimas desses fatos”, e pediu para os pais de “enfrentar o problema com seus filhos”. O governo francês lançou um site (arretonslesviolences.gouv.fr) onde é possível pedir ajuda para agentes especializados da polícia contra esses tipos de abusos 24 horas por dia.

O coletivo feminista NousToutes também expressou seu apoio às vítimas desse assédio cibernético.

Saiba mais: TikTok: Dona do aplicativo tem receita de US$ 5,6 bi no 1T20

Criada em 2016, TikTok é de propriedade do grupo chinês ByteDance, do bilionário Yiming Zhang. A empresa contratou recentemente como novo CEO Kevin Mayer, ex responsável dos conteúdos estratégicos da Dysney. Ele terá a responsabilidade de controlar e moderar os conteúdos, mas também criar novos serviços como o de pagamentos online.

Tags
Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião