Governo vai fechar estatais Valec e Ceitec

O governo liquidará as estatais Valec e Ceitec até o próximo trimestre.

A Valec é uma empresa estatal que opera no setor ferroviário, enquanto a Ceitec produz chip para gado. Tanto a Valec quanto a Ceitec são dependentes do Tesouro Nacional. Desta forma, as estatais não geram receitas suficientes para pagar suas despesas de pessoal e custeio. Além disso, a Valec,  teve ex-diretores envolvidos em escândalos de desvios de recursos em obras.

A liquidação deve ser aprovada pelo conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), formado por ministérios, bancos públicos e a Presidência da República. Entretanto, a reunião para sacramentar a decisão, será realizada em fevereiro.

De acordo com o Estadão/Broadcast, todos os 1.177 empregados serão demitido. Além disso, todos os ativos das empresas serão vendidos para pagar as dívidas.

Saiba mais: Concessões de ferrovias e rodovias serão prioridade, diz secretário do PPI 

Os funcionários serão demitidos mesmo que tenham entrado nas empresas por meio de concurso público. Por conta da liquidação, as atividades das estatais serão encerradas.

Entretanto, a opção de realizar a liquidação das estatais ocorreu porque o mercado não tem interesse em comprar as companhias, tornando inviável uma tentativa de privatização.

Há poucos dias, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo pode privatizar ou liquidar até 100 empresas estatais. Entre elas, estariam as subsidiárias de Banco do Brasil, Caixa, Eletrobrás e Petrobrás.

Saiba mais: Ministro diz que governo pode privatizar ou liquidar 100 estatais 

A intenção do governo do presidente Jair Bolsonaro é privatizar as ferrovias, o que tiraria as funções da Valec, que podem ser assumidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além disso, no caso da Ceitec, o governo não tem mais interesse pela área.

 

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião