Governo de Trump não concede novo prazo para TikTok ceder controle

O governo dos Estados Unidos decidiu, na última sexta-feira (25), não conceder um novo prazo de transferência de controle do TikTok para as empresas norte-americanas. Desse modo, os EUA devem proibir atualizações e downloads do aplicativo chinês a partir do próximo domingo (27).

Na última quarta-feira (24), a controladora do TikTok, ByteDance, entrou com uma ação contra as restrições dos EUA. O juiz deu um prazo de 24 horas para o governo adiar a decisão ou explicar sua posição. De acordo com o documento enviado ao tribunal, Donald Trump não mudou de ideia e pretende cumprir o decreto assinado em agosto.

Portanto, neste domingo haverá uma audiência e o juiz deverá decretar a decisão final a respeito do caso TikTok no país. Se mantida a restrição, ela começará a valer a partir das 23h59 do mesmo dia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Trump pressiona para obter controle do TikTok nas mãos dos EUA, diz jornal

O presidente Trump busca maneiras de conceder a investidores norte-americanos a participação majoritária na companhia que irá tomar conta da rede social chinesa TikTok. As informações foram publicadas na semana passada pelo jornal “The Wall Street Journal”, citando pessoas com conhecimento do assunto.

O movimento está gerando atrito e incerteza quanto aos contornos do emergente acordo de transferência da plataforma de vídeos curtos para uma sede baseada nos Estados Unidos. Na semana anterior, a controladora chinesa ByteDance encaminhou uma proposta na qual a empresa retém a posição majoritária em uma parceria com a norte-americana Oracle, com unidade no país a cargo das operações da rede social.

A oferta não agradou senadores republicanos e outras personalidades políticas dos Estados Unidos, visto que a proposta de uma “parceria tecnológica” está longe do objetivo de uma venda direta para uma empresa local, como Trump desejava.

Em entrevista a jornalistas, o mandatário afirmou que não via com bons olhos a manutenção da participação majoritária por parte da controladora do TikTok. “Conceitualmente, eu posso dizer, eu não gostei”, declarou Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião