Governo colombiano estuda vender parte da Ecopetrol e outros ativos

O governo da Colômbia pode vender uma participação da petroleira Ecopetrol e mais algumas empresas, de acordo com o ministro da Fazenda colombiana, Alberto Carrasquilla, na última quinta-feira (17),.

De acordo com Carrasquilla, a venda das empresas e da Ecopetrol, tem por objetivo adquirir recursos suficientes para financiar as necessidades do governo neste ano.

“O déficit é de uma magnitude suficientemente importante”, afirmou Carrasquilla.

Além disso, segundo Carrasquilla, o presidente da Colômbia Iván Duque concordou com a venda da petroleita. Em contrapartida, durante a campanha presidencial no último ano, Duque mostrou ser contra a iniciativa.

“Na Ecopetrol temos autorização para vender parte da fatia que o Estado tem na empresa, essa autorização vai até 8,9 por cento e obviamente estamos discutindo de que maneira levar esse ativo ao mercado”, explicou o ministro.

Reforma na Colômbia

O Legislativo da Colômbia aprovou uma reforma tributária em dezembro. Desta forma, o governo arrecadará 7,8 trilhões de pesos, cerca de US$ 2,5 bilhões para o Orçamento deste ano.

No entanto, o valor fica abaixo das necessidades do governo, estimadas em 14 trilhões de pesos.

De acordo com Carrasquilla, ainda serão analisados outros possíveis cortes em despesas para aliviar o Orçamento. Além disso, outros gastos deverão ser congelados até que seja realizada a venda de ativos pelo Estado.

Saiba mais: Refinaria da Petrobras em Paulínia é liberada pela ANP após incêndio

Saiba mais: Petrobras anuncia retomada de venda de ativos após decisão do STJ

Ecopetrol

A Empresa Colombiana de Petróleos S.A. ou Ecopetrol, é a maior petrolífera da Colômbia. A empresa foi fundada em 1921, quando ainda era chamada de Tropical Oil Company.

Entretanto, em 1951 seu nome foi alterado para Ecopetrol. Atualmente o governo possui 88,49% da petroleira.

Petroleira no pré-sal

Para expandir as áreas de atuação do pré-sal, A Ecopetrol fechou acordo com os grupos Royal Dutch Shell e Chevron Corporation.

No entanto, a empresa colombiana terá uma participação de 10% no bloco de Saturno, na área central da bacia de Santos.

A parte adquirida pela Ecopetrol havia sido destinada aos grupos Royal Dutch Shell e Chevron, na 5ª Rodada do Pré-Sal, realizada pelo Agência Nacional do petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião