Pró-Brasil: Governo anuncia programa de investimentos públicos

O ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto,anunciou nesta quarta-feira (22) um novo programa, batizado de Pró-Brasil, de medidas para promover o crescimento econômico.

O ministro salientou que, apesar da semelhança, “não existe nenhum Plano Marshall”. “É outra coisa, dos Estados Unidos para fora. Isso aqui não é um programa de recuperação econômica, ele é de crescimento socioeconômico”, destacou o Braga Netto.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

O Plano Marshall foi um programa estadunidense de recuperação econômica para os países europeus, ao final da Segunda Guerra Mundial. Enquanto, o novo projeto prevê, por exemplo, investimentos em obras públicas, para desenvolver a economia após a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Entretanto, a equipe da área técnica do ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda se opõe ao programa. De acordo com o grupo, o Brasil não dispõe de recursos para realizar uma expansão dos investimentos públicos. Desde o início do governo, a proposta do Ministério da Economia tem sido a diminuir das despesas, com o objetivo de reduzir o déficit das contas públicas.

O chefe da Casa Civil negou, no entanto, que houvesse alguma contradição entre a postura do Ministério da Economia e o novo programa. “O ministro Paulo Guedes estava hoje na reunião, todos os ministros foram favoráveis ao programa”, destacou Braga Netto.

O ministro da Casa Civil comunicou que apresenta dados das estimativas de quanto irá custar o novo programa e de quantos empregos deve gerar. Entretanto, não quis dar mais informações sobre o projeto e declarou que “seria leviano antecipar algo que vai começar a primeira reunião na sexta-feira”.

Braga Netto anuncia detalhes do programa Pró-Brasil

O ministro da Casa Civil afirmou que o projeto “não é um programa de governo, é um programa de Estado”. A chefe da pasta ainda destacou que a duração do programa deve levar em conta medidas que sejam adotadas até 2030.

Dessa maneira, o programa será dividido em dois eixos: “Ordem” e “Progresso”. O primeiro contemplará legislações, investimentos privados, segurança jurídica, produtividade, melhoria do ambiente de negócios e redução dos impactos sociais e econômicos. Enquanto, o segundo lidará das investimentos, obras públicas e parcerias público-privadas.

Conforme o cronograma divulgado, a equipe técnica dos ministérios irá começar a ser reunir a partir da próxima sexta-feira. Nesse sentido, o grupo terá até o mês de julho para definir quais serão a medidas a serem a adotadas.

De acordo com Braga Netto, os projetos referentes ao programa Pró-Brasil devem ser detalhados entre agosto e setembro deste ano e têm previsão para entrar em vigor a partir de outubro.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião