Google e Samsung negociam acordo de tecnologia

A gigante de tecnologia Google e a Samsung Eletronics estão negociando um acordo que pode render frutos para as duas empresas. A norte-americana seria beneficiada com mais destaque nos smartphones da sul-coreana, enquanto a maior fabricante de celulares do mundo ganharia uma fonte a mais de receita. As informações são da agência “Bloomberg” e foram publicadas nesta quarta-feira (29).

O Google terá um maior controle em relação às buscas em aparelhos da Samsung no mundo inteiro. A Samsung lidera as vendas de smartphones globalmente, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de aparelhos em 2019. O Android, do Google, já opera nos dispositivos Galaxy, porém, com um potencial acordo, o assistente digital do Google e a Play Store seriam ainda mais aproveitados nestes dispositivos. As informações são de fontes próximas ao assunto.

Com um maior acesso do Google às plataformas da Samsung, os serviços móveis da coreana, como o assistente digital Bixby, seriam menos integrados em seus aparelhos. Isso, consequentemente, seria menos vantajoso para a Samsung, porém a queda da demanda por celulares durante a pandemia de coronavírus fez com que a necessidade de gerar receita da empresa aumentasse. Além disso, a companhia teve sua posição de negociação com um parceiro-chave enfraquecida.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Como todos os fabricantes de aparelhos Android, a Samsung é livre para criar sua própria loja de aplicativos e assistente digital”, disse o Google em comunicado enviado à “Bloomberg”.

Por outro lado, a coreana líder em venda de aparelhos móveis afirmou que “continua comprometida com o próprio ecossistema e serviços” ao passo que “trabalha em estreita colaboração com o Google e outros parceiros para oferecer as melhores experiências móveis para nossos usuários.”

Veja também: Google estende home office de colaboradores até julho de 2021

A Samsung vendeu 58 milhões de aparelhos celulares no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a consultoria IDC. Além disso, a empresa já afirmou que “não abrirá mão desse valioso ativo digital gratuitamente”, se referindo a uma possível proposta, para um acordo digital, abaixo do esperado por parte do Google.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião