Maps é a nova saída do Google para adquirir capital

O Google está se tornando a companhia mais rentável do mundo no campo da pesquisa e publicidade. Agora, a empresa busca fazer do Google Maps um novo arrecadador de dinheiro.

Isso porque, após entrevistas com executivos e clientes do Google, foi constatado que Google Maps não serve apenas para facilitar a locomoção de seus usuários, mas também para ajudar empresas a aumentarem seu capital, por meio de anúncios e patrocínios que a ferramenta disponibiliza aos seus usuários.

Com isso, os anunciantes passaram a utilizar o Maps como intermediador para alcançar o maior número de pessoas com potencial para se tornar clientes.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

“É uma grande oportunidade para eles aumentarem a monetização,” afirma o diretor de pesquisa em marketing digital da agência Merkle, Andy Taylor. Quanto aos avanços, Andy acredita que o Google tem sido um pouco devagar.

O mercado de pesquisa continua sendo grandemente lucrativo, mas isso não será para sempre. Muitas pessoas pesquisam pelo site da Amazon e através de seus dispositivos celulares.

O Google já modificou o lugar de pesquisa, no topo, com anúncios. Em comparação ao maps, aparece um novo território preparado pelo sistema da google para capitalizar dinheiro das grandes empresas.

“As vezes eu digo o serviço menos monetizado da Google, é o Maps,” afirma o analista do banco de investimento americano Morgan Stanley, Brian Nowark.

Nova atualização

O chefe de negócios do Google, Philip Schindler, afirma que a Google não está demorando mais. E que o maps tem grande oportunidade de monetizar em várias áreas.

Ele explica que a monetização se inicia por pedidos de itens a lugares mais próximos; seguido por recomendações mais amplas e personalizadas, e por último é procurado por listagens empresa próximas.

“Se você pensar a respeito da monetização do maps por esses quatros anglos diferentes – com um pouco mais de cautela óbvio e não desrespeitando o objetivo do aplicativo – eu realmente acredito, que é passo extremamente importante,” afirma Schindler.

Concorrência injusta

A iniciativa do maps tem a chance também de ser regulamentada como serviço de busca, o que causa um empasse visto que há uma crescente demanda de regulamentações exigidas pelo EUA.

A Europa criticou o Google de descumprir a lei da concorrência. Juntamente com os dados de outros serviços, o Google tem o conhecimento do local onde você mora e onde trabalha, os bares e restaurantes que você costuma frequentar e quais são os seus interesses.

Saiba Mais: Google recebe nova multa da UE por 1,49 bilhão de euros

Philip admite que o serviço seria personalizado, ou seja, as recomendações seriam baseadas de “maneiras sensíveis à privacidade”.

A companhia está melhorando as informações sobre o local onde os usuários desejam ir, com a finalidade de que eles fiquem mais tempo no aplicativo, e com isso introduzirem os anúncios.

“Muito do que os usuários estão buscando no Google Maps é de natureza  comercial, esse complemento poderá melhorar a experiência do usuário.” Diz Rajas Moonka, diretor e produtor da gestão do Google Maps.

Ato arriscado

O Google também é proprietário do Waze, o aplicativo que exibe anúncios e já foi baixado mais de 100 milhões de vezes.

A empresa vem testando ao longo do tempo os anúncios no Maps. Entretanto, esta introdução dos comerciais têm sido de uma maneira mais cautelosa.

Saiba Mais: Dona do Google, Alphabet registra avanço expressivo de receita em 2018

“Temos sido muito cuidadosos em não sermos agressivos sobre como os comerciais são apresentados, não queremos causar desconforto aos usuários.” disse Moonka

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De repente, cobrar por algo gratuito é um ato arriscado. Mas a dona da Google, Alphabet, tem acionistas para agradar e metas de crescimento para atingir. Por este motivo, o maps é a nova aposta.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião