Google: Inteligência Artificial causará mudança mais profunda que a eletricidade

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, empresa controladora do Google, discursou, nesta quarta-feira (22) em Davos, na Suíça, sobre a importância que a Inteligência Artificial (IA) terá para a humanidade ao longo dos próximos anos.

“A Inteligência Artificial é uma das coisas mais profundas em que estamos trabalhando como humanidade. É mais profundo do que o fogo ou a eletricidade”, afirmou o presidente-executivo da Google em entrevista no Fórum Econômico Mundial.

A Alphabet já precisou enfrentar problemas relacionados ao seu papel no desenvolvimento da Inteligência Artificial. Em um deles, teve de administrar protestos de colaboradores contra seu trabalho em tecnologia para o governo norte-americano.

Confira: Dona do Google atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado

Em 2018, um grupo de engenheiros de software da empresa atrasou, propositalmente, o desenvolvimento de um recurso de segurança que teria ajudado a empresa a fechar contratos militares.

Propósito da Inteligência Artificial do Google

Embora o Google não descarte vendas para militares, tem divulgado uma série de princípios de Inteligência Artificial que proíbem projetos com armas. Além disso, se comprometeu em não renovar seu contrato com o Project Maven, que utiliza a inteligência artificial para analisar imagens de drones.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Funcionário do Google desde 2015, Pichai assumiu o controle da Alphabet após os fundadores Larry Page e Sergey Brin terem deixado as atividades da empresa.

“A Inteligência Artificial não é diferente do clima”, afirmou Pichai. “Você não pode obter segurança com um país ou um conjunto de países trabalhando nela. Você precisa de uma estrutura global.”

Segundo o executivo, o esquema regulatório da tecnologia nos Estados Unidos e na Europa são um “grande começo”, e os países terão que trabalhar juntos em acordos internacionais, semelhantes ao Acordo Climático de Paris, realizado em 2015, para garantir que a tecnologia seja desenvolvida com responsabilidade.

Saiba mais: Google quer liderar serviços de nuvem até 2023, diz site

Antes de chegar a Davos, Pichai parou em Bruxelas e, em seu discurso, pediu aos reguladores que coordenassem abordagens para inteligência artificial. A União Europeia (UE) deve anunciar novas regras para os desenvolvedores de inteligência artificial em “setores de alto risco”, como assistência médica e transporte, segundo informações da agência de notícias “Bloomberg”.

Tecnologias como reconhecimento facial podem ser usadas para o bem, como encontrar pessoas desaparecidas, ou ter “consequências negativas”, como vigilância da população, disse presidente do Google.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião