Google repassa secretamente dados de usuários aos anunciantes, diz concorrente

A empresa de tecnologia, Google, foi acusada de repassar secretamente dados de usuários para anunciantes. Os dados estão sendo transferidos através de páginas ocultas da web.

A acusação foi feita pela empresa de navegador de busca e concorrente do Chrome, Brave. O diretor da empresa, Johnny Ryan, disse que as práticas vão contra as próprias regras de privacidade do Google.

Em entrevista ao “Financial Times”, Ryan explicou que a descoberta foi feita após ele próprio pesquisar como seus dados estavam sendo negociados na plataforma de anunciantes do Google, Authorized Buyers.

O diretor informou que descobriu que suas atividades eram rastreadas e eram conectadas e oferecidas em uma página oculta. A pagina não tinha nenhum conteúdo, apenas, um endereço que vinculava todas as atividades de Ryan.

“A prática é ocultada de duas maneiras: a mais básica delas é que o Google cria uma página que o usuário jamais vê; é uma página em branco, sem conteúdo, mas permite que terceiro bisbilhotem o usuário sem que este esteja infomado”, disse Johnny.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, durante sua investigação, conseguiu achar cerca de seis páginas diferentes que transmitiam seu identificador, esse resultado foi encontrado com apenas uma hora de busca.

“Eu não fazia ideia de que isso estava acontecendo. Se consultasse os registro de navegação do meu ‘browser’, tampouco ficaria sabendo”, completou Ryan.

Google repassa dados através de páginas ocultas

Após o aviso da Brave, o analista da Victory Medium, Zach Edwards, decidiu recrutar centenas de pessoas para testar a veracidade do assunto.

Foi comprovado por Edwards que o Google possui páginas ocultas com informações do usuário que são negociadas para os anunciantes. Além disso, o analista informou que há uma página para cada pessoa.

As evidências foram encaminhadas para o órgão regulador de dados da Irlanda, que está investigando o Google sobre o uso de dados sensíveis.

Confira Também: Procon multa Google e Apple por aplicativo que envelhece rostos

“A evidência que apresentamos para a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda aprova que o Google vazou meus dados protegidos para um número desconhecido de companhias. Não é possível saber o que essas companhias fizeram com eles, porque o Google perdeu o controle sobre os meus dados assim que foram enviados”, disse Ryan

Em resposta, o porta-voz do Google, informou que a companhia “não oferece anúncios personalizados nem envia solicitação de lances para compradores sem o consentimento dos usuários”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião