Google exigirá comissão de 30% nas compras de apps na Play Store

Os desenvolvedores que distribuem seus apps na Play Store, loja desenvolvida e operada pela Google (Nasdaq: GOOG), deverão pagar uma taxa de 30% por cada transação, uma vez que precisarão usar o sistema próprio de pagamentos da gigante da tecnologia. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (28), pela Google.

Nesse sentido, a Google concedeu um  prazo que vai até 30 de setembro de 2021 para que os desenvolvedores se adaptem ao sistema de pagamentos. Contudo, essa regra não é nova, mas a gigante da tecnologia percebeu que alguns aplicativos que estavam sendo distribuídos em sua loja, estavam oferecendo aos usuários sistemas de pagamentos alternativos.

Por outro lado, a companhia também anunciou que irá facilitar a instalação de outras lojas de aplicativos a partir do sistema operacional Android 12, que estará disponível já em 2021.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Para a multinacional, a medida irá garantir mais concorrência, uma vez que cada loja de aplicativos poderá optar por um modelo de negócios, o que significa que poderão decidir cobrar taxas por transações, ou não.

Contudo, não é só a Google que cobra taxa pelas transações em sua loja de apps, a Apple também cobra uma taxa de 30% sobre as compras realizadas em seu store.

Fortnite é banido das plataformas de Apple e Google

Vale lembrar que em meados de agosto, tanto a Apple, quanto a Google baniram o Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, de suas plataformas de aplicativos em razão de uma disputa com a Epic Games, criadora do jogo, relacionada as taxas.

O Fortnite foi banido de duas das suas maiores plataformas em que estava presente no dia 13 de agosto, após a Epic Games lançar uma nova forma de realizar transações dentro do jogo. Tradicionalmente, todas as compras realizadas dentro dos aplicativos são taxadas em 30% pelas plataformas.

No entanto, e criadora do Fortnite desenvolveu uma forma de vender V-Bucks, a moeda interna do battle royale, diretamente aos usuários, com descontos de até 20% de forma permanente.

Epic Games busca mudanças em lojas de aplicativos

Com esse cenário, algumas empresas fizeram um acordo para tentar que operadores de lojas de aplicativos mudem algumas de suas regras de mercado, e criaram a Coalition for App Fairness.

Alguns dos membros fundadores da Coalition for App Fairness são:

  • Deezer
  • Match Group
  • Prepear
  • Spotify
  • Epic Games

A Coalition for App Fairness foi estabelecida em agosto desse ano após conversas entre os desenvolvedores sobre as lojas de aplicativos. Contudo uma porta-vos informou ao ‘The Wall Street Journal’ que a coalização não teve origem devido ao processo movido pela Epic Games conta a Apple e o Google.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião