Goldman Sachs aposta em coroa da Noruega diante de dólar fraco

O grupo financeiro estadunidense Goldman Sachs informou nesta semana que projeta uma queda ainda maior do dólar americano e que a melhor moeda a ser utilizada para explorar é a coroa da Noruega.

Os estrategistas da instituição financeira, incluindo Zach Pandl, comunicaram aos clientes em nota que o dólar é um ativo de proteção supervalorizado e superposicionado. Para os especialistas, a moeda americana deve se enfraquecer frente possíveis notícias econômicas positivas de todo o mundo.

Enquanto, segundo o Goldman Sachs, o mecanismo fiscal exclusivo da Noruega, que repatria fundos do exterior ao invés de emitir dívida, pode amortecer os impactos sobre sua moeda de movimentos de aversão a risco nos mercados. Para os estrategistas, a coroa norueguesa também é favorecida pelo sinal do banco central da Noruega de manutenção das taxas de juros estáveis até o momento.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Conforme nota, uma recente melhora nos dados econômicos auxiliou o sentimento dos investidores globais, assim como diminuiu o apelo do caráter de porto-seguro do dólar.

Este, todavia, não pode ser um caminho em linha reta para a moeda estadunidense, em vista das preocupações persistentes com o crescimento de casos de covid-19 no mundo e as tensões entre os Estados Unidos e a China, segundo os analistas.

Saiba mais: Goldman Sachs afirma que recuperação do mercado está fora de sintonia

“Embora estejamos relativamente otimistas em relação ao crescimento, ainda assim antecipamos um padrão desigual de depreciação do dólar no curto prazo e recomendamos posições vendidas apenas em cruzamentos selecionados”, escreveram, na nota.

Coroa norueguesa oferece melhor equilíbrio em relação ao dólar

Com isso, os estrategistas do Goldman Sachs defenderam que a coroa da Noruega pode disponibilizar o melhor equilíbrio entre risco e retorno, em relação a tendência da moeda americana.

Saiba mais: GTI aposta em empresas ligadas a commodities e dólar para fugir da crise

A moeda norueguesa caminha para um ganho semanal de quase 2% em comparação com o dólar, que registra queda ante a maioria dos pares do G10 no período.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião